Galanga - A História de Chico Rei

No próximo final de semana, alunos da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, unidade pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), se apresentam no Festival de Teatro Universitário. O FESTU é um projeto que une arte e educação, com o intuito de incentivar os jovens artistas brasileiros. A décima segunda edição do evento acontece nos dias 1º, 02 e 03 de julho, no teatro João Caetano, no Centro do Rio, a partir das 20h.

A cada edição, o festival reúne um público de mais de dez mil espectadores, entre crianças, jovens e adultos. Renomados atores e profissionais do ramo compõem o corpo de jurados. Juntos, plateia, júri, artistas e demais profissionais, fazem acontecer esse festival que é uma grande celebração à dramaturgia.

O evento oferece um curso de educação financeira, obrigatório a todos os participantes. Os destaques são premiados com patrocínios para a produção de peças de teatro. A edição conta com o prêmio de 30 mil reais para a categoria Melhor Esquete e 15 mil reais para a categoria Melhor Esquete Pelo Júri Popular.

As 18 melhores cenas inscritas se apresentam no festival, sendo julgadas pela banca avaliadora. A Faetec estará presente em sete das 18 cenas a serem apresentadas, com 14 alunos envolvidos. Duas das quatro cenas suplentes também contam com a participação de três alunos da Martins Pena.

Uma das cenas a ser apresentada é Galanga - A História de Chico Rei. Ela fala sobre o rei Galanga, nascido no Congo, uma figura sem comprovação histórica, que foi trazido e escravizado no Brasil em 1740. Chegando a Minas Gerais, teve seu nome usurpado, passando a se chamar Chico. Por ser um líder, tornou-se Chico Rei. Trabalhando nas minas de ouro, conseguiu comprar sua liberdade e também a alforria de outros escravos.

A ideia de contar a história de Chico Rei surgiu a partir de uma pesquisa realizada pelo aluno Ramon da Matta, a fim de encontrar histórias relacionadas à identidade do povo brasileiro. Aluno do curso Técnico em Teatro da Martins Pena, Ramon é responsável pelo texto e direção da cena, além de atuar na mesma. O dramaturgo falou sobre a relevância e satisfação em montar a cena.

“Colocar cinco homens pretos hoje em dia, na cidade do Rio de Janeiro, em um palco, é o meu maior interesse. Mesmo que eu os colocasse somente para respirar, acredito que já estaríamos fazendo história. Porque colocar nosso povo, homens pretos, com uma coroa na cabeça, é muito importante para a formação e para o sonhar do jovem. Isso traz uma outra perspectiva e mostra a história do nosso país”, declarou Ramon.

Essa não é a primeira participação da Faetec no evento. Vale destacar que, embora a Martins Pena seja uma escola técnica, os alunos da unidade sempre brilham nos palcos do festival universitário. Como é o caso de Ramon, que participa pela terceira vez. Em uma edição anterior, escreveu e dirigiu a cena “Era uma vez o dragão”, que foi premiada pelo júri popular. O jovem falou qual sentimento é despertado pela presença de tantos alunos no evento.

“Sentimento de orgulho. Mostra a força e a importância dessa escola secular, uma escola que ainda tem muito a dizer. Muitas vozes diferentes, importantes, com desejo de contar suas histórias. É um caldeirão e é muito importante ver a força que todos esses estudantes têm, cada um com sua singularidade e ao mesmo tempo um coletivo revolucionário”, declarou Ramon.

Aqueles que desejam prestigiar a Martins Pena e o Festival de Teatro Universitário poderão comprar seus ingressos por meio deste link: https://funarj.eleventickets.com/#!/apresentacao/d4e2e177a9a7dd5a9d6b394fedba390fc6bd51c8