Ouvidoria


 

 Criada em 2009, a Ouvidoria da Faetec foi estabelecida para ouvir mais e servir melhor o público da Rede, contribuindo dessa forma para a melhoria da gestão e eficiência no atendimento. Sua missão é assegurar aos cidadãos a oportunidade de participação na Faetec, traduzida na capacidade de manifestar suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios, através de canais de contato ágeis e eficazes nas ações relativas aos serviços prestados.

  Desde a sua implantação, recebe em média 80 mil manifestações por ano, sendo 90% relativas a informações sobre cursos e período de inscrições, além de solicitações de serviços e endereços das unidades escolares. As demandas recebidas são inseridas em um banco de dados do Sistema Informatizado de Gestão da Ouvidoria (Sigo), desenvolvido com tecnologia da própria Rede, tendo acompanhamento e tratamento de forma isenta e imparcial até a sua efetiva conclusão pelas áreas responsáveis.

  O sucesso do setor garantiu o convite da Ouvidoria Geral da União, em 2011, para que a ouvidora-geral da Faetec se tornasse Membro Relator de um dos grupos de trabalhos que visam à elaboração do Sistema de Ouvidorias Públicas do Brasil. O reconhecimento do trabalho desenvolvido partiu também da certificação em 2012 pelo Procon-RJ como ouvidoria pública sem nenhum registro de reclamação.

  Mais uma vez, em 2013, serviu como modelo para implantação do setor na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio), na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e na Fundação Ceperj. No mesmo ano, foi convidada pela Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para atuação conjunta nos eventos de Ouvidoria Itinerante realizados pela instituição.


Site: www.faetec.rj.gov.br/ouvidoria

Telefone: 2332-4085