Juntas, as escolas poderão capacitar cerca de 3,5 mil profissionais por ano

Os municípios de Mendes e Vassouras, ambos localizados na região Médio Paraíba do Estado do Rio, receberam na última terça-feira, dia 1º, pelas mãos do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Mendes e a Escola Técnica Estadual (ETE) de Restauro Carlos Frederico Werneck de Lacerda, esta em Vassouras. As unidades pertencem à Fundação de Apoio à Escola de Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

faetec.inaugcvtmendes01

– Essa escola será fundamental não só para a região do Vale do Café, mas também para o Brasil. Não existe no país um curso técnico formador de mão de obra para restaurar obras. Isso mostra a possibilidade que vamos ter de empregar pessoas na cidade e de multiplicar esse exemplo para outras regiões – disse o governador em visita à ETE de Restauro, que é fruto de uma parceria da Fundação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Os estudantes terão a possibilidade de aprender técnicas voltadas ao exercício de conservação e restauração do patrimônio cultural em uma área de preservação histórica do Estado do Rio. Foram investidos cerca de R$ 3,7 milhões em uma área de 1.115,94 m². A expectativa é ofertar mais de 1,5 mil vagas em cursos profissionalizantes por ano.

Já em Mendes, o CVT recebeu investimento na ordem de R$ 2,7 milhões, e a população poderá escolher cursos como os de Recepcionista, Promotor de Vendas, Assistente Administrativo, Auxiliar de Recursos Humanos, Informática e Idiomas, entre outros. Todos voltados para o ingresso no mercado de trabalho e com formação que varia de 12 a 20 semanas.

– A Faetec prepara a população para se beneficiar do crescimento econômico que o Estado do Rio está vivendo. Estamos oferecendo cursos de qualificação e as pessoas que fizerem esses cursos vão sair preparadas para o mercado de trabalho – explicou o secretário de Estado Ciência e Tecnologia, Tande Vieira.

faetec.inaugetevessouras01

A presidente da Faetec, professora Maria Cristina Lacerda, também frisa a importância do projeto no município, prevendo fortalecer significativamente a economia local.

– É muito gratificante saber que com a chegada deste CVT, a Faetec permanecerá ofertando oportunidades para as pessoas, fazendo com que tenham mais expectativas de ingresso no mercado de trabalho e conhecimentos que ficarão por toda a vida – destaca a educadora.

A cerimônia contou com a presença do deputado estadual Gustavo Tutuca, do ex-presidente da Faetec, professor Celso Pansera, e demais autoridades locais.

Os interessados nos cursos da Rede devem ficar atentos ao calendário de inscrições no site: www.faetec.rj.gov.br. O CVT Mendes está localizado à Avenida Professor Paulo Sérgio Nader Pereira, nº 312, Centro. E a ETE de Restauro fica localizada à Avenida Marechal Paulo Torres, nº 551, Centro. Outras informações também pelo telefone da Central de Atendimento da Fundação: (21) 2332-4085.