Faetec promove seminário sobre Carnaval gratuito e aberto ao público

 

O evento tem como tema “Cultura que Transforma Vidas – Histórias, Bastidores e a Economia Criativa do Carnaval”

 

Considerada a maior festa popular do mundo, o Carnaval será tema de um seminário na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A atividade será realizada no dia 12 de fevereiro (quarta-feira), das 9h às 17h, no auditório da Presidência da Faetec, em Quintino Bocaíuva, na Zona Norte do Rio.

 

O evento será totalmente gratuito e aberto ao público, sendo necessário se inscrever pelo endereço: faetec.rj.gov.br. O seminário intitulado “Cultura que Transforma Vidas – Histórias, Bastidores e a Economia Criativa do Carnaval” tem o objetivo de contribuir e debater os principais aspectos sobre o tema, como a história das agremiações e do surgimento dos blocos de rua e megablocos; o cunho social das escolas de samba na vida da comunidade; a geração de emprego e renda, como fonte de fomento à economia da cidade.

 

A idealizadora do projeto e primeira porta-bandeira da agremiação Beija-Flor de Nilópolis, Selminha Sorriso, que também é servidora do Estado, explicou a importância de debater sobre o Carnaval para os alunos da Rede Faetec. “É preciso que os jovens vejam o lado profissional, cultural e social do Carnaval. Além da geração de emprego, inclusão e convívio familiar. Nós vamos mostrar que o Carnaval não é somente uma folia que dura quatro dias. Além de uma festa, faz parte da vida da população durante todo o ano”, destacou Selminha Sorriso.

 

Nomes de peso marcam presença no seminário, como o carnavalesco e comentarista de Carnaval, Milton Cunha; a idealizadora do Museu do Samba, Nilcemar Nogueira; o pesquisador Fábio Fabato; a pesquisadora, carnavalesca e professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Augusta Rodrigues; o pesquisador e jornalista, Aloy Jupiara; a jornalista e comentarista de Carnaval, Flávia Oliveira; o professor da associação Educafro, Renato Ferreira; o carnavalesco e artista plástico, Wagner Gonçalves; pesquisadora, Rachel Valença; o jornalista, Marcelo Mello; o jornalista e comentarista de Carnaval, Aydano André Motta; o produtor Cultural, Haroldo Costa; a escritora e historiadora, Helena Theodoro; o jornalista Leonardo Bruno; o historiador e escritor, Luiz Antônio Simas; e o diretor da Escola de Teatro Martins Pena, Marcelo Reis.

 

O evento ainda contará com a apresentação da Escolinha de Samba da Faetec Favo de Mel, que é a única escola pública do país dedicada exclusivamente para pessoas com deficiência intelectual, formação e inclusão para o mercado de trabalho. Desde o ano passado, Selminha Sorriso ministra aulas de samba e de mestre-sala e porta-bandeira para os alunos da unidade.

 

Serviço

Seminário sobre Carnaval

Horário: 9h às 17h

Data: 12 de fevereiro (quarta-feira)

Local: Auditório da Presidência - Rua Clarimundo de Melo, 847 - Quintino Bocaíuva.