NORMAS DE INGRESSO, POR MEIO DE SORTEIO, PARA PROCESSO SELETIVO DE VAGAS AOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA OU QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E PARA AS ATIVIDADES DE PRÁTICAS DE CONJUNTO MUSICAL (BANDA, ORQUESTRA E CORAL) DA REDE FAETEC – 2014 (1ª rodada)

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) através da Diretoria de Formação Inicial e Continuada (DIF) torna pública a presente norma contendo rotinas e procedimentos relativos à oferta de vagas para os cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional e para as atividades de práticas de conjunto musical.

 

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O ingresso nos cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional e para as atividades de práticas de conjunto musical será realizado através de sorteio público, que se destina a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas sob a responsabilidade da FAETEC.

1.2 Para as atividades de práticas de conjunto musical, o sorteio público visa ao encaminhamento do candidato à realização de um processo seletivo para avaliação de sua aptidão com instrumento musical escolhido. O candidato que não for aprovado no teste de aptidão estará excluído do processo de ingresso.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 O período de inscrição terá início no dia 21 de janeiro de 2014 e se encerrará no dia 04 de fevereiro de 2014 conforme calendário (Anexo I).

2.2 As inscrições serão realizadas integralmente por meio da internet na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br. Com o intuito de facilitar o acesso dos candidatos, a FAETEC também disponibilizará pólos digitais (FAETEC Digital) para fins de inscrição, os quais funcionam de segunda a sexta-feira, no horário de 08h as 17h.

2.3 Antes de efetivar sua inscrição, o candidato deverá acessar a página eletrônica www.faetec.rj.gov.br por meio da internet, ler as normas de inscrição em sua integralidade, observar os cursos de seu interesse, os pré-requisitos e os endereços das unidades de ensino (Anexo II).

2.4 Para a realização da inscrição é obrigatório que o próprio candidato esteja inscrito no Cadastro Pessoa Física (CPF), não sendo admitida inscrição com CPF de terceiros sob pena de cancelamento da referida inscrição.

2.5 Serão admitidas até 2 (duas) inscrições  por CPF, nas seguintes situações: (i) uma inscrição para um curso de informática e um curso de qualificação profissional; (ii) uma inscrição para um curso de idioma e outra para um curso de qualificação profissional; (iii) uma inscrição para um curso de informática e outra para um curso de idioma.

2.6 A inscrição para preenchimento das vagas contidas nesta norma implicará na aceitação irrestrita das condições estabelecidas pela FAETEC, não cabendo ao candidato qualquer recurso em relação às  mesmas.

2.7 Ao ler e concordar com os termos da presente Norma, e ao término da inscrição, o candidato deverá anotar e guardar o número de inscrição. Orientamos que o candidato imprima o comprovante.

2.8 Não há cobrança de qualquer espécie de taxa de inscrição.

2.8 As informações prestadas serão da inteira responsabilidade do candidato, se maior de idade ou dos pais/responsáveis, se menor de idade.

2.9 A FAETEC não se responsabilizará por instituições não autorizadas que divulguem ou repassem informações aos candidatos.

2.10 O não acompanhamento por parte do candidato das informações divulgadas na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br e o consequente não comparecimento nas datas estabelecidas neste edital acarretará a perda da vaga e a eliminação do candidato.

 

3. DO SORTEIO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

3.1 O sorteio público para cursos da Formação Inicial e Continuada – FIC será realizado na sala de multimídia no prédio da presidência da FAETEC, conforme data e horário estabelecido no calendário (Anexo I).

3.2 resultado final apresentará a listagem de candidatos sorteados de acordo com o número de vagas divulgado, por curso e por unidade de ensino, sendo esta a listagem que validará a matrícula.

3.3 Os resultados oficiais do sorteio para preenchimento das vagas serão divulgados na página eletrônica www.faetec.rj.gov.br, nas datas definidas no calendário (Anexo I).

3.4 A listagem de sorteados perderá a validade ao final do período de matrícula dos candidatos contemplados.

3.5 Os candidatos sorteados para prática de conjunto musical serão submetidos a um processo seletivo que corresponde a um teste teórico prático, considerando os seguintes critérios de avaliação:

a. Leitura de parte;

b. Avaliação de habilidade técnica de desempenho no instrumento.

3.5.1 A banca de avaliação será constituída de, no mínimo, dois profissionais.

3.5.2 Os candidatos sorteados para prática de conjunto musical e aprovados no processo seletivo estarão aptos a realizar a matrícula na Unidade de Ensino que se inscreveu, mediante declaração de aprovação, redigida pela UE.

3.5.3 Os candidatos sorteados para a prática de conjunto musical deverão verificar junto com as unidades escolares, para as quais se inscreveram, a data para a realização do teste de aptidão.

4. DA MATRÍCULA

4.1  O candidato deverá realizar a matrícula na unidade de ensino para o curso o qual foi sorteado, no período de 07 de fevereiro de 2014 a 11 de fevereiro de 2014, conforme calendário (Anexo I).

a) O não comparecimento no período determinado implicará na perda da condição de sorteado, podendo o candidato procurar posteriormente a unidade de ensino, em período definido no calendário (Anexo I), para verificar a existência de vagas ociosas.

4.2 O próprio candidato deverá comparecer ao local de matrícula para tirar a foto (no caso de menor de idade deverá ser acompanhado de seu responsável) e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na inscrição, inclusive, os documentos requeridos como pré-requisito do curso escolhido, quando for o caso.

4.3  Documentos necessários para apresentação na unidade de ensino no ato da matricula:

a) certidão de nascimento ou casamento,

b) carteira de identidade,

c) CPF (Cadastro de Pessoa Física)

d) comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e

e) comprovante de escolaridade e/ou curso exigido, conforme o pré-requisito do curso pretendido

f) Para os candidatos sorteados para Prática de Conjunto Musical, além da documentação descrita acima é necessária a declaração de aprovação no teste teórico prático.

5. APROVEITAMENTO DE VAGAS OCIOSAS

5.1 O aproveitamento de vagas ociosas terá validade somente no período compreendido entre os dias 17 de fevereiro de 2014 a 19 de fevereiro de 2014 conforme estabelecido no calendário (ANEXO I) do presente documento.  

5.2 Após o encerramento do período de matrículas dos candidatos sorteados, os candidatos inscritos, mas não sorteados, bem como aqueles sorteados que não realizaram a matrícula no período estabelecido, poderão procurar a unidade de ensino, na qual realizaram a inscrição, no período definido no calendário (Anexo I), para verificar a existência de vagas ociosas:

a) As vagas ociosas serão preenchidas em observância à ordem de chegada dos candidatos à Unidade de Ensino.

b) No caso da Unidade de Ensino ainda possuir vagas ociosas após o encerramento desse período de matrículas, novo período pode ocorrer para os candidatos inscritos e os não inscritos, conforme definido no calendário (Anexo I).

c) Caso existam vagas ociosas para as atividades de Prática de Conjunto Musical, os candidatos deverão ser submetidos ao teste teórico prático, conforme dispõe o Item 3.5.

 

 

6. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

6.1 Após o encerramento do processo de ingresso às vagas, caso o número de alunos seja inferior a 70% do quantitativo de vagas ofertadas para cada turma, a mesma será cancelada.

6.2 Será considerado desistente o aluno que não comparecer às aulas durante a 1ª quinzena do curso, sem justificar as referidas faltas.

6.3 Os cursos de Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional possuem um módulo básico, com os componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Saúde Segurança e Meio Ambiente, Temas Transversais, que são oferecidos na modalidade à distância, através do ambiente virtual de aprendizagem – AVA (Moodle).

a) Esses componentes são obrigatórios. Os alunos serão orientados a acessar a plataforma para leitura de material didático, bem como para responder aos fóruns e para resolução dos exercícios de cada disciplina. Todo o processo será acompanhado por tutores (professores). Caso o aluno não atinja a média de 6,0 em cada disciplina do módulo básico na plataforma, o mesmo ficará em estudo de recuperação.

6.4 O candidato impedido de realizar a matrícula, por motivos de força maior, poderá ser representado por procurador, mediante procuração particular.

6.5 Para os cursos de idiomas, a escolha do horário do 1º módulo não assegura a manutenção deste mesmo horário para os próximos módulos (II, III e IV).

Calendário 1 rodada de 2014

Anexo II - Pré-requisitos e Endereços das unidades de ensino

 

Termo de compromisso
Li e concordo com as normas estabelecidas acima.