Reforma na Casa dos Residentes emociona moradores e funcionários

  • Imprimir

Se alguém perguntar aonde mora essa tal felicidade, uma das respostas pode ser a nova Casa dos Residentes, localizada dentro dos limites da Faetec de Quintino, na Zona Norte do Rio. Após passar por uma rigorosa obra, o local está prontinho para que os setes residentes possam desfrutar de todo conforto de um lar.

Os sete moradores são remanescentes do período em que funcionava no local a Fundação Nacional do Bem-estar do Menor (Funabem) e que, por não ter parentes e sofrerem de algum tipo de transtorno, tiveram, por meio de acordo entre órgãos governamentais de várias esferas, o direito de permanecer residindo no local.

A reforma só foi possível devida uma parceria da Faetec, que bancou toda a obra; e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que liberou o dinheiro ao qual cada morador tem direito para que os móveis fossem comprados.

Os habitantes contam com a orientação da gestora e curadora Núbia Vasconcelos. Ela fala como foi início do trabalho. “Eu comecei na coordenadoria campus em 2015. Outra pessoa geria a casa até que ela saiu, e me convidou para ser curadora deles”, disse Núbia, pedagoga com especialidade em gestão.

Residente no local desde 1974, o carioca Bartolomeu Afonso da Silva, 55 anos, sabe como se referir ao local depois da reforma. “Vivo bem demais, meu quarto é um luxo só. Tenho de tudo”, afirma o expert em eletrônica.

O presidente João Carrilho; e o vice-presidente administrativo, Jorge dos Santos, participaram da inauguração. “É uma alegria estar dando toda estrutura para poder atingir nos cuidados dessas pessoas. Trabalhamos com pessoas e para as pessoas”, afirmou Carrilho.

Para Jorge dos Santos, “O importante é ver nos rostos dos moradores a felicidade. Quando voltei, depois de um afastamento por problema de saúde, encontrei a Faetec, a nossa casa, mais arrumada do que quando tinha me afastado. Tenho profundo agradecimento a todos os funcionários e voluntários. Aqui eu sou feliz”, disse emocionado o vice-presidente administrativo.

Para tocar a casa, Núbia conta com uma incansável equipe como o Álvaro Chardinal, as cuidadoras da cozinha Claudio Regina e Deise Machado; e a voluntária Elizabete Farias.

Num mundo de tantas incertezas, muita gente pode apostar que naquela casa, naquele lar reside a alegria.

 

Fotos: Felipe Corrêa