Professores da Faetec escrevem livro sobre Educação Inclusiva

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Você sabia que pessoas com deficiência têm todo o direito de frequentar escolas regulares? Em muitos casos, esse grupo de alunos é matriculado em escolas específicas com ensino voltado apenas para atender esse público. Porém, quando há políticas de inclusão na instituição e profissionais capacitados, planos de aula e atividades em grupo são desenvolvidas para atender a todos, sem que haja exclusão. 

Para falar sobre esse tema e disseminar a ideia da inclusão, professores de escolas e universidades publicaram em conjunto o livro “Perspectivas e Desafios na Educação Especial e Inclusiva”. A obra é um compilado de artigos inéditos de 26 autores, sendo cinco deles professores da Rede Faetec: Bianca Fogli, Cássia Amaral, Henrique Carvalho, Lívia Rocha e Margareth Oliveira.

Uma das organizadoras do livro, a professora Dra. Bianca Fogli, contou que a ideia surgiu a partir da vontade de falar sobre sua vivência de 25 anos dedicada à Educação Inclusiva. Todos os demais autores também relataram em seus artigos histórias, experiências e práticas sobre inclusões que geraram resultados positivos, além de falarem sobre os desafios enfrentados nesse ramo da educação.

 

 Autoras Bianca Fogli e Cássia Amaral durante o lançamento do livro na Bienal

 

A professora Lívia Rocha falou a respeito da importância deste livro para os profissionais que defendem a inclusão nas escolas e universidades. “Nós, professores, divulgamos nossos trabalhos para que possamos colaborar com outros projetos e nos unir enquanto propostas pedagógicas. Através da escrita e de artigos científicos, conseguimos falar para outras pessoas o que estamos fazendo e descobrir novas formas de fazer”.

A obra foi lançada durante a Bienal de 2021 e, dada a sua relevância, os exemplares disponíveis se esgotaram no dia de lançamento. “É muito comum as pessoas acharem que para lidar com a pessoa com deficiência, basta ter amor, sendo que conhecimento é fundamental; e a Faetec possui um quadro técnico com profissionais altamente qualificados na área de Educação Especial”, conclui Bianca.

Um dos capítulos é destinado a contar a experiência vivida pela professora Cassia Amaral durante sua participação em um projeto de bidocência. Este trabalho foi uma colaboração entre uma professora de Educação Especial e uma professora regente para elaborarem, em conjunto, planos de aula e projetos de inclusão voltados a atender uma aluna portadora de múltiplas deficiências – paralisia cerebral e deficiência intelectual. “Foi a primeira vez que escrevi um livro, então mesmo sendo somente um capítulo, foi emocionante”, relatou Cassia.

O capítulo escrito pelo professor Henrique explora a problemática da acessibilidade prejudicada de pessoas surdas em contextos sociais relevantes, como educação e saúde. Ele fez uma análise de políticas públicas voltadas para este público, ressaltando a situação de infraestrutura e recursos escassos para solucionar de forma efetiva tais demandas. “O lançamento de uma obra literária durante a Bienal é extremamente gratificante, já que o evento valoriza a importância da leitura, o que é um dos pilares para qualquer educador. Com certeza esta experiência marca minha trajetória profissional de forma muito positiva”, complementou Henrique.