Com mais uma edição do Faetec em Movimento se aproximando, relembre os destaques da primeira corrida
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 27 Janeiro 2022 14:47
Está chegando mais uma edição do programa Faetec em Movimento, que irá acontecer em Iguaba Grande, no dia 5 de fevereiro. Com as inscrições prestes a serem abertas (31/01), vamos relembrar como foi a primeira corrida organizada pela Fundação.
A primeira edição do Faetec em Movimento foi realizada em novembro do ano passado, no município de Tamoios, em Cabo Frio. A disputa aconteceu em comemoração ao aniversário de 406 anos do município e teve como principal objetivo o incentivo e a promoção do bem estar da sociedade. Além da competição, sucedeu-se ação social com a oferta dos serviços de orientação jurídica, habilitação para casamento civil gratuito, caravana da ciência, isenção de documento e corte de cabelo.
A corrida contou com um percurso circular de 5 km e com a participação de 350 competidores de ambos os sexos, dos quais 100 eram alunos ou funcionários da Fatec. Os participantes foram divididos em sete categorias, separadas por idade. Ao todo, tiveram componentes dos 13 aos 75 anos. A ideia é de que a corrida aconteça de forma gratuita uma vez por mês, cada edição em uma localidade diferente.
Cada um dos participantes doou uma lata de leite em pó à Paróquia de Aquário, que destinou as doações a famílias necessitadas da região. Cada um dos corredores que finalizou a prova ganhou uma medalha, e os três primeiros (masculino e feminino) ganharam também um troféu.
Um dos destaques da prova foi o corredor Ronaldo Santana dos Santos, 43 anos, que é deficiente visual e ficou na nona posição na sua categoria (de 40 a 49 anos). Ronaldo também pratica remo e jiu-jítsu, mas declara sua paixão pela corrida.
“Correr, na minha vida, significa quase tudo. Quando corro, sinto uma adrenalina muito forte, emoção. Me sinto livre, é como se eu estivesse enxergando. A corrida me traz igualdade, posso disputar de igual para igual”, declarou Ronaldo. Ele é corredor há pouco mais de um ano e fez a prova sem se preparar, pois estava se recuperando de uma lesão na panturrilha.
O atleta já manifestou sua intenção de participar das próximas corridas promovidas pela Faetec e falou também sobre a importância do esporte na sua vida. “Fui para o esporte quando fiquei cego e não consegui me incluir no mercado de trabalho, então o esporte é onde eu consigo ter uma condição de vida melhor. O esporte tem me proporcionado saúde e felicidade”, completou Ronaldo dos Santos.
Um dos ganhadores da prova, Wellington Luis dos Santos Conceição, 30 anos, é corredor há 11 anos e já participou de competições nacionais e internacionais. A prova da Faetec foi o seu retorno aos eventos, após um ano e sete meses parado em decorrência de lesão. Ele disse que a sua preparação foi intensa e contou com treinamento físico e psicológico, além de uma alimentação balanceada.
Outro destaque da prova foi Ketryn Viegas de Melo, 26 anos. A jovem disputou na categoria feminina de 20 a 29 anos e foi a primeira colocada. A atleta se preparava para corridas há um ano e, especificamente para a corrida da Faetec, teve 15 dias de preparação, que contou com treinos e também uma alimentação balanceada.
Assim como com Ronaldo, o esporte também ocupa um espaço de grande importância na vida de Ketryn. “Correr é terapia, me faz muito bem. Luto todos os dias contra depressão e ansiedade, e a corrida é como um remédio pra mim, antidepressivo e calmante. Então a corrida tem um significado muito importante na minha vida”, afirma a atleta.
A participante ainda ressalta o quanto foi apreciável a Faetec ter realizado o evento de forma gratuita. “Achei um custo benefício bem válido, a questão de dar alimento (leite) ao invés de pagar inscrição. Ajudou muito. Como já gastamos no transporte, essa ajuda foi de grande valia”.
Ronaldo complementou dizendo que “muitas empresas organizadoras falam sobre diversão, mas visando sempre a parte financeira. Essa ideia de inscrição com alimento incentiva mais o esporte e nos incentiva a ir e a brincar. Não vamos só com a intenção de ganhar, vamos principalmente para nos divertirmos. Esse é o nosso objetivo principal”.