Presidente da Faetec participa de almoço de conclusão de semestre do curso Técnico em Gastronomia da Faetec Nilópolis

  • Imprimir



Como avaliação de conclusão do primeiro semestre de aulas, alunos do curso Técnico em Gastronomia da unidade em Nilópolis da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) prepararam um almoço especial para os funcionários da instituição. A presidente da Faetec, Caroline Alves, esteve presente no evento, prestigiando os estudantes. A atividade aconteceu na última semana.

Caroline Alves falou com os alunos, parabenizando-os pela qualidade da refeição e do serviço realizado.

“Essa emoção que vocês sentem, nós também sentimos. A gente trabalha todos os dias para oferecer oportunidades como essa e fico extremamente emocionada em ver que vocês agarraram essa oportunidade. Este momento é um marco na vida de vocês, espero que seja o início de uma carreira, que vocês cresçam e tenham uma linda trajetória”, declarou a presidente.

Além da gestora, participaram da avaliação a diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Educação (DDE), Marcia Farinazo; a diretora da Diretoria de Formação Inicial e Continuada (DIF), Ana Paula Pillar; a diretora do polo, Patrícia Monteiro; professores dos cursos de Gastronomia, Garçom e Barman; e outros funcionários da instituição.

Essa foi a primeira das três etapas do curso e os estudantes foram avaliados pela execução da entrada, prato principal e sobremesa. O grupo teve apoio da turma de Qualificação Profissional em Garçom, que serviu os convidados; e dos alunos do curso de Barmen, que prepararam drinks durante o almoço. Todos os estudantes envolvidos na atividade foram avaliados pelos funcionários convidados.

Giovana Pereira é uma das alunas do curso de Garçom. Ela conta que se emocionou vendo os colegas concluírem o primeiro semestre de Gastronomia e pretende fazer o curso no futuro.

“Foi emocionante participar disso, sou da turma de garçom e já trabalho nessa área desde os 15 anos. Quando vim fazer o curso descobri muitas coisas que não fazia ideia da existência, a Faetec me trouxe um conhecimento que vai ser inesquecível. Já fiz cursos como técnico em Enfermagem e Instrumentação Cirúrgica, mas depois de estudar aqui e conhecer a área de cozinha, pretendo seguir nesse ramo, hoje eu quero estudar Gastronomia e um dia ir para Portugal com a profissão”, declarou a aluna de 20 anos.

O Técnico em Gastronomia foi oferecido na Baixada Fluminense pela primeira vez no início do ano, quando a Faetec disponibilizou 30 vagas para o curso em Nilópolis. Outras 30 oportunidades foram abertas para ingresso ainda neste semestre. Um dos alunos avaliados foi o Edson Luiz Dantas. Para ele, a oportunidade de cursar gastronomia é a realização de um sonho de infância.

“Desde pequeno a cozinha é minha maior paixão, mas acabei estudando para ser professor de matemática. Não tinha cursos aqui na Baixada e quando abriu esse curso foi a minha oportunidade. Estou muito feliz e me realizando a cada dia, aprendo muitas técnicas, novos pratos e estou me inovando. Me encontrei na gastronomia, pretendo abrir um negócio de bolos e salgados e seguir nessa área”.