ETE Adolpho Bloch realiza a 10ª edição do #Papo Reto

  • Imprimir

Esta semana, a Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está realizando a 10ª edição do #PapoReto, um ciclo de debates interdisciplinar organizado por alunos e professores do Curso Técnico em Eventos. Com temas como Inteligência Artificial na educação, cybercrimes e o impacto das redes sociais, o evento acontece entre 07 e 09 de agosto.

O evento foi oferecido para toda a comunidade escolar, promovendo a troca de experiências e reflexões entre os jovens, visando o desenvolvimento de suas competências sociais e críticas. No primeiro dia de evento, foi realizada a palestra sobre "Inteligência Artificial na Educação". O debate foi mediado pelo professor de Informática, Sandro Melo, e contou com a presença do convidado, o professor de Informática da Faeterj Rio, Alexandre Louzada, além da diretora da unidade escolar, Simone Assis.

Abrindo a mesa, a coordenadora do curso Técnico em Eventos, Kelly Santos, destacou a importância da discussão do tema para o futuro profissional dos alunos.

"Com a Inteligência Artificial muita coisa vem mudando nas relações sociais, no mercado de trabalho e na própria sala de aula. É preciso refletir sobre os desafios que são colocados para essa geração que está se formando agora", afirmou a coordenadora Kelly.

Durante o debate, o professor Alexandre Louzada fez uma pesquisa com os alunos sobre o uso do ChatGPT, ferramenta de perguntas e respostas por IA. Com um auditório lotado, a maioria dos alunos levantaram a mão afirmando que já tinham utilizado pelo menos uma vez essa ferramenta em seu dia a dia escolar.

"Nós estamos no processo de transição, estamos nos adaptando a essa nova realidade. A tecnologia traz um impacto significativo na sociedade. É preciso entender e saber quais os recursos podemos aplicar da melhor maneira possível. A Inteligência Artificial já é uma realidade", destacou o professor Alexandre.

Já para o professor, Sandro Melo, a função da escola é gerar mais conhecimento.

"Quero dar um conselho: se o aluno entender de que ele não irá para a escola de forma técnica, mas sim, com a função de adquirir novos conhecimentos. É preciso ressaltar de que o conhecimento é a única coisa que a gente não perde", revelou o professor Sandro.

No segundo dia, foram debatidos o tema sobre "Cybercrimes". A presidente da Faetec, Caroline Alves, esteve presente no evento, onde participou da mesa de debates e respondeu perguntas de alunos.

“É sempre um grande prazer participar de eventos como esse, onde conversamos sobre assuntos atuais e relevantes para o meio escolar. Esse evento promove uma verdadeira troca de conhecimentos. Sobre o tema de hoje, posso dizer que estamos diariamente em contato com as escolas, orientando sobre como proceder em cada situação. Para os alunos, pedimos que sempre se direcionem à equipe pedagógica em caso de qualquer ocorrência que fira sua integridade”, declarou a presidente.

Nesta sexta-feira (09), o último dia de evento, o tema escolhido foi o "Impacto das Redes Sociais".

Prática profissional

Como forma de aprimoramento das aulas teóricas, os alunos realizam e planejam diariamente diversos eventos dentro da unidade escolar. Um exemplo é o aluno do 2° ano do curso Técnico em Eventos, Guilherme da Silva. Membro da equipe de organização do #PapoReto deste ano, Guilherme revela que o trabalho começa bem antes na concepção do projeto.

"A gente está organizando esse evento há muito tempo. Pensando na montagem, nas luzes. Estamos desde às 6h da manhã montando isso aqui tudo. É cansativo, mas muito gratificante ver como ficou no final", comemorou o aluno Guilherme da Silva.