Alunos da Faetec se classificam para a Etapa Estadual do Desafio Liga Jovem 2024

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Hoje e amanhã (17 e 18/09), alunos da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) irão participar da Etapa Estadual do Desafio Liga Jovem 2024, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento é uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas ou comunidades, usando tecnologia.

Hoje, às 20h, a equipe Adventures Studios da Escola Técnica Estadual (ETE) República irá apresentar o projeto “Fighting Space Trash”, um jogo educativo que prevê debater e conscientizar sobre o lixo espacial na órbita terrestre. O mini game tem como público-alvo crianças e jovens de 12 a 18 anos.

A equipe é composta pelos alunos: Caio Santos Calixto da Silva; Danyel do Carmo de Souza Baldez; Paloma da Silva Rodrigues Amaro de Souza e Sophia Castelo Branco Guerra, e orientação da professora Odiléa Corrêa da Silva.

Para a a aluna do 3º ano do curso de Programação de Jogos Digitais da ETE República, Sophia Castelo Branco, o projeto prevê a conscientização do meio ambiente e reciclagem.

“A nossa equipe desenvolveu uma metodologia de aprendizado ao longo das partidas. O nosso jogo tem o objetivo de passar conhecimento para os jogadores ao longo das fases, tendo que passar por alguns desafios, respondendo perguntas sobre o contexto espacial, afinal é onde se passa o universo do nosso jogo. Queremos fortalecer o conhecimento do nosso consumidor sobre o lixo espacial e a importância da reciclagem. Almejando lutar por um amanhã mais limpo e sustentável”, destacou a aluna Sophia Castelo Branco.

Para a professora e orientadora do projeto “Fighting Space Trash”, Odiléa Corrêa da Silva, a competição garante aprendizagem para os alunos. “É gratificante ver o resultado do trabalho realizado e a oportunidade que proporciona aos alunos de colocarem em prática o que tem sido ministrado nas aulas. Para mim é uma honra estar orientando mais uma vez uma equipe comprometida, além de compartilhar e trocar ideias com colegas que têm visão de futuro e que procuram contribuir com excelência no ensino”, revelou a professora Odiléa Corrêa da Silva.

E amanhã, às 17h, a equipe Equipe CyUp da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek apresentará o projeto “CyUp”, com a orientação da professora Ana Letícia Pereira de Andrade. Criado pelos alunos do 3º ano do curso Técnico em Administração. A plataforma prevê incentivar o consumo consciente e estimular a geração de emprego e renda.

“A CyUp surgiu como um tentativa de minimizar os impactos do “fast fashion” que seria empresas que lucram a partir do consumo excessivo de roupas, ou seja, que produzem roupas em ritmo acelerado. De 136 mil toneladas de roupas que vão parar em lixões e aterros sanitários, somente 1% são recicladas. Com isso, tivemos a ideia de fazer uma plataforma digital voltada para profissionais que trabalham nessa área. Queremos incentivar o consumo consciente e estimular a geração de emprego e renda, além de proporcionar jornadas educativas, tanto para os profissionais quanto para os consumidores”, destacou a aluna Isabel Cristina Siqueira Ribeiro.

O projeto é composto pelos alunos: Anna Clara de Freitas Fernandes; Eduardo de Souza Borges; Isabel Cristina Siqueira Ribeiro; Luan de Moura Veríssimo e Pedro Nicolas Maia de Oliveira. Eles também receberam o 3º lugar na Olimpíada Brasileira de Empreendedorismo (OBE) 2024, e irão percorrer diversas competições, entre eles: Innova Jovem; Copa Colegial; e a Track.

E no mesmo dia, às 20h, será a vez do premiado projeto “Alfabeclicando”, apresentado pelas alunas do curso de pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O trabalho teve início em junho de 2022 e propõe pesquisas sobre as lacunas no processo de aprendizagem infantil durante o ensino remoto e que hoje têm aulas presenciais. O Alfabeclicando surgiu como uma "fábrica de games", onde as crianças foram convidadas a serem estagiárias dessa fábrica, e iriam produzir games educativos. A ideia é promover um reforço escolar de alfabetização com uso de games.

“Está sendo uma experiência enriquecedora e desafiadora. É uma oportunidade de passarmos e adquirirmos conhecimento em uma competição de inovação, voltada para estudantes. Participar do Desafio Liga Jovem tem ampliado o nosso aprendizado e o crescimento pessoal. Cada experiência traz aprendizados valiosos que serão aplicados em futuras oportunidades”, destacou a aluna do curso de Pedagogia, Lorrayne dos Santos.

A equipe é formada pelas alunas Lorrayne dos Santos; Maisa Lacerda; Kamila Costa; Thais Martins, e conta com a orientação da professora Luciene de Sousa Teixeira Vales. Sua implementação conta com o auxílio de bolsistas da Faperj, estagiários do curso Técnico em informática do Iserj e estagiários do Programa Estagiando na Rede, além do apoio de professoras já formadas.

Em 2022, o Alfabeclicando recebeu o Prêmio Paulo Freire pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

As equipes do Desafio Liga Jovem 2024 apresentarão seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados online. Serão quatro bancas por estado, que definirão um grupo vencedor, de cada categoria que passa para a próxima Etapa Regional. Em seguida, já na Etapa Nacional, as cinco equipes de cada categoria irão apresentar seus projetos pessoalmente para uma banca de jurados especiais.

Os prêmios para os vencedores são: uma viagem internacional com tudo pago para participar de um evento de inovação, além de um notebook (1º lugar); smartwatch (2º lugar); e tablet (3º lugar). A premiação está prevista para o primeiro semestre de 2025.