Vice-presidente Educacional da Faetec recebe homenagem na premiação Mulher na Ciência, da Faperj

  • Imprimir

Em reconhecimento as mulheres pesquisadoras cujas contribuições foram fundamentais para o avanço do conhecimento em diversas áreas, foi realizada, na quinta-feira (13/03), no Palácio da Guanabara, a entrega do prêmio Mulher na Ciência e do termo de outorga para Meninas, Mulheres e Mães na Ciência. O prêmio foi concedido pela Fundação Carlos de Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e homenageou a vice-presidente Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Ana Paula Pillar, pelo trabalho de incentivo à participação feminina na ciência, realizado por meio da Faetec.

O governador do Estado, Cláudio Castro, destacou a importância da premiação e ressaltou o compromisso do governo com a valorização feminina.

"Quero parabenizar todas as mulheres nesta semana tão importante, em que exaltamos suas lutas, conquistas e vitórias ao longo da história contra o preconceito e a desigualdade. É muito simbólico realizar este evento justamente agora, reforçando nosso compromisso em ampliar as oportunidades para as mulheres. Quero agradecer e dizer o orgulho que temos em homenageá-las. Parabéns a todas", afirmou Castro.

As placas de reconhecimento foram entregues às homenageadas pela primeira-dama do estado e presidente de honra do Rio Solidário, Analine Castro; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; a secretaria da Mulher, Heloísa Aguiar; e a presidente da Faperj, Caroline Alves.

O secretário Anderson Moraes anunciou um novo investimento de 16 milhões de reais para meninas, mulheres e mães na ciência, por meio de um edital Faperj que vai garantir suporte financeiro para 200 pesquisadoras em diferentes momentos da carreira, promovendo a continuidade da produção científica e estimulando a participação feminina na pesquisa.

“É uma grande honra celebrar o talento, a dedicação e o brilhantismo das mulheres na ciência. Este evento não é apenas uma premiação, mas um reconhecimento do mérito, da capacidade e do esforço das cientistas, que com o seu trabalho impulsionam a inovação e o progresso no nosso estado. Esse investimento na ciência será fundamental para fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico do Estado do Rio de Janeiro”, declarou o secretário.

Também estiveram presentes o presidente da Faetec, Alexandre Valle; e o vice-presidente Administrativo, Fabrício Repsold. Hoje vice-presidente Educacional da rede, Ana Paula Pillar é professora da Faetec desde 1999, já tendo atuado como diretora de Formação Inicial e Continuada.

Para a homenageada, "é uma honra receber esse reconhecimento, são 26 anos de trajetória na Fundação. Tenho grande orgulho em pertencer a uma Rede que oportuniza a transformação de vidas através da oferta diversificada de cursos gratuitos em todo o Estado, como é bom fazer parte de tudo isso. Parabéns à FAPERJ por apoiar projetos científicos estimulando a participação e a formação de meninas, mulheres e mães na ciência", concluiu Ana Paula Pillar.