Faetec inaugura novo laboratório de Iniciação Científica Intramuros em Paty do Alferes
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 14 Abril 2025 16:36
Unidade promoverá pesquisa científica com criatividade e inovação para os alunos da E. M. Liddy Mignone
A educação pública de Paty do Alferes deu um passo importante rumo à inovação e ao estímulo à pesquisa entre os estudantes. Nesta sexta-feira (11/04), a Escola Municipal Liddy Mignone foi palco da inauguração de mais uma unidade do Laboratório de Iniciação Científica Intramuros, projeto da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro.
Voltado para alunos do Ensino Fundamental e Médio, o laboratório oferece um espaço moderno, interativo e totalmente equipado para o ensino prático de química, física e biologia. O objetivo é despertar, desde cedo, o interesse pela ciência, promovendo uma educação mais dinâmica, inclusiva e transformadora. Com a inauguração do novo equipamento, o projeto já conta com 34 unidades ativas em todo o estado.
A cerimônia contou com a presença de autoridades como o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; o presidente da Faetec, Alexandre Valle; o vice-presidente administrativo da instituição, Fabrício Repsold; a deputada federal Chris Tonietto; o prefeito de Paty do Alferes, Julio Avelino; o diretor da unidade escolar, Matheus Wallace; além de outras autoridades locais. Durante o evento, houve a participação virtual do governador Cláudio Castro, que reafirmou o compromisso do Estado em levar investimentos para o interior. “Só com um interior forte teremos um estado forte”, declarou o governador.
O secretário Anderson Moraes destacou o impacto do projeto na vida dos alunos:
“Esse laboratório é um equipamento transformador. Há universidades renomadas que não contam com uma estrutura como essa. Nosso objetivo é implantar esse projeto em todo o estado”, afirmou.
Já o presidente da Faetec, Alexandre Valle, reforçou o compromisso com a melhoria da educação pública e o cuidado com o novo equipamento.
“Poucas escolas privadas oferecem uma estrutura tão completa quanto esta. Estamos trabalhando para transformar a realidade do ensino e incentivar o gosto pela pesquisa científica desde cedo”, disse.
Quem também ficou muito feliz com a inauguração do novo projeto foi a aluna do 9º ano da unidade escolar, Mariana Lisboa. “Acho muito importante ter esse novo laboratório na escola, porque vamos conseguir colocar em prática tudo o que aprendemos na teoria. Quero agradecer à Faetec, que possibilitou a chegada desse laboratório à nossa escola”, contou.
Esta é a segunda unidade inaugurada em Paty do Alferes. Isso representa mais do que um investimento em infraestrutura: simboliza esperança, mais oportunidades e um futuro promissor para os estudantes da região.