Faetec inaugura Laboratório de Iniciação Científica Intramuros em Tanguá
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 17 Abril 2025 18:16
Nesta quarta-feira (16/04), a Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ), inaugurou mais uma unidade do Laboratório de Iniciação Científica Intramuros, desta vez no município de Tanguá. Ao todo, já são mais de 30 unidades em funcionamento.
A celebração, realizada na Escola Municipal Professora Dearina Silva Machado, contou com a participação do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; do presidente da Faetec, Alexandre Valle; o vice-presidente administrativo da instituição, Fabrício Repsold; do prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, entre outras autoridades locais.
“Um dos motivos de termos colocado esse equipamento aqui para vocês é que ele vai ajudar a entender as aulas de química, física e biologia. Tenho absoluta certeza de que, entre as pessoas que estão aqui hoje, no futuro muito próximo, Tanguá vai ter biólogos, pesquisadores e cientistas, porque vocês vão fazer a diferença. São profissões que darão a vocês a oportunidade de conquistar o mundo. Acreditem no que estou falando, porque esse equipamento é uma ferramenta de transformação de vidas”, destacou o secretário, Anderson Moraes.
A iniciativa do projeto surgiu com o intuito de proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, oportunidades relacionadas ao mundo tecnológico, permitindo o desenvolvimento de práticas que estimulem a criatividade e a inovação. A proposta visa atender alunos a partir de 8 anos de idade, favorecendo um conhecimento mais amplo nas áreas de química, física e biologia.
Para o presidente da Faetec, Alexandre Valle, o objetivo da instituição é mostrar a importância que este projeto tem no futuro dos alunos. “Cuidem desse laboratório, porque acredito que, através dele, a cidade vai formar pessoas voltadas para a ciência e para a tecnologia, construindo uma história de sucesso”.
“É uma imensa satisfação fazer parte dessa inauguração. Quero dizer a vocẽs que o governador Cláudio Castro foi muito sábio ao colocar à frente da ciência e tecnologia o nosso secretário Anderson Moraes. Ele teve a iniciativa de conduzir essa proposta, que é o laboratório Intramuros, um passo fundamental para a iniciação científica. Esperamos que essa ação seja referência para as nossas escolas da rede municipal e estadual, e que as portas se abram cada vez mais para a ciência”, concluiu o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros.