Projeto “Vamos Juntas” forma mais de 200 mulheres no Palácio Guanabara

  • Imprimir

O projeto Vamos Juntas formou, nesta última terça-feira (01/07), mais de 200 mulheres em uma cerimônia realizada no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio. As formandas concluíram cursos profissionalizantes em áreas como assistente administrativo, recepcionista, porteiro e vigia, logística entre outros áreas oferecidos por unidades da Faetec localizadas em municípios como Nilópolis, Cabo Frio, Miguel Pereira, Itaperuna,  Bom Jardim, todas vinculadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-RJ) e parceiras da Secretaria de Estado da Mulher.

O evento contou com a presença do governador Cláudio Castro, do Secretário de Ciência, Inovação e Tecnologia, Anderson Moraes, do presidente da Faetec, Alexandre Valle, da presidente da Faperj, Caroline Alves, da Secretária da Mulher, Heloisa Aguiar, da presidente do RioSolidario, Analine Castro, além de outros representantes do Estado. 

Durante a solenidade, o governador Cláudio Castro, destacou a potência da mulher: “‘Essa formatura representa o quanto investir na qualificação das mulheres transforma vidas,  A presença delas em cursos tão diversos prova que o potencial feminino deve estar em todas as áreas porque o lugar da mulher é onde ela quiser”. Na sequência, o  secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação reforçou o sucesso do projeto: “Aqui entregamos o conhecimento para que elas levem o sustento para casa. Esse projeto já é um sucesso tão grande, que na próxima edição serão triplicados os números de oportunidades para as mulheres no Estado”. 

Criado em 2024, o Vamos Juntas tem como missão promover capacitação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, ampliando o acesso ao mercado de trabalho. ‘’O projeto vamos juntas vem cumprindo seu papel de ampliar oportunidades de empregos através da capacitação profissional. Com essa ação, estamos diminuindo as desigualdades sociais onde o índice de desenvolvimento humano é baixo’’, afirma Alexandre Valle.

“Eu me inscrevi porque queria ter uma profissão. Foi o diferencial, o primeiro projeto para mulheres em Itaperuna. Hoje, formada, pretendo trabalhar na área e mostrar o quanto sou capaz. O Vamos Juntas me deu coragem para recomeçar”, comenta Marcia Mestre, uma das formandas.