23ª Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia da ETE República mostra inovação e talento dos alunos
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 22 Setembro 2025 14:13
A mistura de criatividade e tecnologia movimentou a 23ª Semana de Cultura, Ciência e Tecnologia (SCCT) da Escola Técnica Estadual República (ETE), que aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro. São projetos inovadores que buscam soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir com a sustentabilidade do planeta.
Com o tema “Projetando Sonhos”, a edição deste ano reuniu 154 trabalhos, sendo 37 em competição. Para o diretor da unidade, JC Pinto, o evento é um espaço onde os estudantes se soltam e percebem o valor de suas ideias: “Às vezes o aluno chega tímido, mas quando apresenta sua proposta para colegas, familiares e visitantes, vê que sua criação tem valor. Isso motiva, faz com que trabalhem em grupo e já os prepara para o mercado, onde vão precisar vender suas ideias".”
Entre os destaques está a Estação de Monitoramento Climático Automático, criada pelos alunos Rafaela Santos, Gustavo Viegas, Carlos Eduardo Borges e Raphael Almeida. O protótipo conta com sensores que coletam dados como temperatura, umidade, gases no ar e radiação UV.
“Nossa ideia é ajudar as pessoas a se planejarem melhor, especialmente os idosos, que são mais vulneráveis às mudanças do tempo. O próximo passo é criar um aplicativo para facilitar o acesso às informações”, explica Carlos Eduardo.
Outro projeto que chama atenção é o “Elas”, game que já foi destaque na Rio Innovation Week. O jogo traz diferentes fases que retratam situações de opressão enfrentadas por mulheres em várias partes do mundo, com o objetivo de despertar empatia e promover discussões sobre gênero, respeito e equidade.
“O jogo terá dez fases. Já criamos quatro: no Brasil, a carga mental do trabalho doméstico; na Índia, a inserção de mulheres trans no mercado de trabalho; na Alemanha, o assédio moral; e no México, o assédio sexual”, conta Maria Klara de Paula, uma das criadoras, ao lado de colegas da turma 3181.
Para o presidente da Faetec, Alexandre Valle, a mostra reflete o compromisso da instituição com a formação de qualidade: “A variedade e a profundidade dos projetos mostram que nossos alunos estão conectados com os desafios do mundo atual. Todos estão de parabéns e seguimos firmes na missão de oferecer ensino técnico de excelência".”