Simpósio “Conviver Transforma” destaca inclusão de alunos da Favo de Mel
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 02 Outubro 2025 17:35
O encontro reforçou o papel da educação inclusiva, onde estudantes mostraram na prática como a formação na Favo de Mel transforma aprendizado em autonomia.
O Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional Favo de Mel, vinculado a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, mostrou que aprender vai muito além da sala de aula ao realizar o Simpósio “Conviver Transforma”, nesta quarta-feira (01/10), no auditório da Presidência da Faetec, em Quintino. O evento, que foi apresentado pelos alunos, abriu espaço para debates sobre os desafios da vida adulta, inclusão social e a importância da formação profissional. Entre os presentes estavam o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o presidente da Faetec, Alexandre Valle, o vice-presidente Fabrício Repsold e a coordenadora da unidade, Márcia Nascimento.
A recepção foi feita pelos próprios alunos, que também confeccionaram e entregaram os kits do simpósio. Durante o evento foi apresentado os quatro tipos de curso disponíveis na unidade: auxiliar de cabeleireiro e barbeiro, auxiliar de escritório, auxiliar de cozinha e auxiliar de cumim, todos com dois anos de duração e mais um ano de experiência prática. A proposta pedagógica é clara: transformar o aprendizado em ferramenta funcional para o mercado de trabalho.
A programação também abriu espaço para mesas-redondas sobre autogerenciamento, políticas públicas, empregabilidade e sexualidade, sempre com foco nos desafios da transição para a vida adulta. O clima foi de troca de experiências, reconhecimento e valorização das conquistas dos alunos. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o encontro cumpre um papel essencial: “aqui, vemos a formação acontecendo de forma integral. Ao mesmo tempo em que os alunos aprendem uma profissão, eles constroem autonomia e ganham espaço como protagonistas da sua história.”
O presidente da Faetec, Alexandre Valle, também destacou a importância da iniciativa: “A Favo é exemplo de inclusão e inovação. Esse simpósio mostra como a educação transforma o desenvolvimento, preparando os alunos para o mercado de trabalho e para uma vida de mais inclusão”