Faetec: 25 anos mudando a história da Educação em Paracambi

  • Imprimir

Presidente da Faetec Alexandre Valle e diretores da Faetec exaltaram o trabalho realizado na Unidade


Situada em lugar bucólico no município de Paracambi, a Faetec completou 25 anos num evento onde não faltou emoção e lágrimas. Com instalações modernizadas, a instituição, o onde há 25 anos funcionava uma antiga fábrica, deram lugar ao espaço onde cidadãos de Paracambi tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento e preparação profissional por meio dos cursos oferecidos pela Fundação de Apoio à Escola Técnica. Duas décadas e meia depois, a manhã desta sexta-feira, 17/10, foi de celebração não somente pelo aniversário da unidade mas também pela modernização realizada nas instalações da escola que já formou mais de 50 mil alunos.


“ Essa escola nasceu com a missão de transformar vidas por meio da educação técnica. E é isso que temos feito ao longo desse tempo com dedicação, amor, apoio de toda a comunidade. Hoje inauguramos nossa estrutura física e reafirmamos também nosso compromisso com o futuro. As novas instalações representam mais do que paredes e equipamentos. Simbolizam a esperança de uma educação pública moderna, acolhedora e de qualidade, capaz de preparar nossos jovens para o futuro e para os desafios do mundo, do trabalho e da cidadania. Cada conquista da Faetec Paracambi é fruto de um esforço coletivo, movido pela crença de que a educação transforma realidades e constrói oportunidades”, disse Luciano Lourenço, que desde 2023 está na direção da unidade.

A presença do presidente Alexandre Valle e da Diretoria de ensino da Fundação, além de autoridades como Andrezinho Ceciliano, prefeito da cidade e Secretários Municipais, corroboraram para que o momento, marcado por homenagens a antigos gestores e professores, fosse elogiado por todos.

Durante a cerimônia, Valle destacou a dedicação e a qualidade dos profissionais que atuam na Faetec/Paracambi e anunciou novidades para a Faetec.

“ Temos 135 unidades e vamos ampliar com mais 16 até o fim do ano. Estamos realizando um esforço muito grande para reformar todos os laboratórios das nossas escolas técnicas e nossa grande preocupação não é somente formar o aluno, mas ajudá-lo a se inserir no mercado de trabalho. Para isso lançaremos, em breve, uma plataforma que conectará esses profissionais às empresas, atuando como um agente facilitador na busca de mão de obra capacitada em todos os segmentos. Todo esse empenho somente funcionará em parceria com as prefeituras locais, que sabem exatamente as demandas da região”, comentou o presidente.

André Ceciliano, prefeito do município, ressaltou a importância da Faetec para toda a região.

“Tenho 27 anos de idade e os corredores desta Fábrica fazem parte da minha existência. A Faetec e todos os projetos desenvolvidos nesse espaço são extremamente importantes para a nossa cidade”, declarou o prefeito.

Durante a solenidade os primeiros gestores e professores da Faetec- Paracambi foram homenageados com uma placa comemorativa pelos 25 anos da escola. Docente de lingua espanhola, Leonice da Silva, foi uma das primeiras a lecionar na unidade. Moradora de Jacarepaguá, ela foi uma das responsáveis pela implantação do centro de idiomas.

“Trabalhei nesta unidade por uma década e só pedi transferência por conta da distância. Voltar a Paracambi após quinze anos e ver o quanto a escola avançou é muito gratificante para todos nós que estivemos aqui no início desta trajetória”

Vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Faetec Paracambi oferece formação de ensino médio técnico com cursos de Meio Ambiente, Informática e Logística. Também há oportunidades de nível superior em Tecnologia em Sistemas de Informação e Tecnologia em Gestão Ambiental. Na modalidade de formação inicial e continuada a unidade oferece cursos de Manicure e Pedicure.