Presidente da Faetec recebe diretor geral do Degase para implementar os cursos profissionalizantes a jovens que cumprem medidas socioeducativas

  • Imprimir

 

O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Romulo Massacesi, recebeu nesta quarta-feira (26), o diretor geral do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), Marcio Rocha. O encontro teve o objetivo afinar os detalhes do projeto pedagógico entre as instituições, visando à oferta de cursos de qualificação profissional para os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

O projeto vai selecionar servidores do Degase com formação em docência para que sejam qualificados pela Faetec e se tornem instrutores avançados dentro das unidades, de forma que ministrem cursos profissionalizantes como de língua estrangeira e em áreas administrativas, por exemplo.

“Esses cursos são os de maior procura na Rede. O projeto vai qualificar esses jovens e dará a oportunidade para que reescrevam a sua história e tenham uma nova oportunidade em suas vidas”, destacou Romulo Massacesi. O presidente da Faetec ainda adiantou que as primeiras unidades a serem atendidas já estão definidas: são os Centros de Socioeducação em Belford Roxo, em Campos dos Goytacazes, na Ilha do Governador e em Volta Redonda. 

A parceria prevê também a aproximação dos jovens que cumprem medidas socioeducativas de semiliberdade às unidades da Faetec próximas aos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). “Os jovens que dormem no Criaad precisam sair durante o dia para atividades educativas. Temos sedes que são vizinhas da Faetec. Por isso, divulgar a oferta das vagas de cursos para ‘eles’, também é uma forma de reinseri-los na sociedade. A qualificação é tão importante quanto à manutenção dos espaços”, afirma Marcio Rocha.