Filtro
  • De estudante a empresário: alunos da FAETEC terão acesso a linhas de crédito para abrir seu próprio negócio

    Acordo entre FAETEC, AgeRio e Sebrae será assinado amanhã, no Palácio Guanabara

    A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), assinam acordo de Cooperação Técnica com a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), para investir em linhas de crédito a alunos da FAETEC que desejam ter seu próprio negócio. O convênio será firmado, com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, amanhã (terça-feira, 1º de setembro), no Salão Nobre do Palácio Guanabara, às 10h.


    – Serão colocadas linhas de crédito à disposição de alunos da FAETEC que desejam fomentar projetos. Mas, além deste financiamento, vamos apoiar os empreendedores na elaboração de planos de negócios e acompanhar a aplicação desses recursos na criação de microempresas. A iniciativa é uma forma de alavancar a economia fluminense, garantindo geração de empregos e renda – garante o secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

    Inicialmente, o acordo prevê financiamento para estudantes que estiverem interessados em abrir seu próprio negócio, com repasses que variam de R$ 300,00 a 15.000,00 reais, com taxas de juros de somente 3% ao ano, sem aplicação de indexadores inflacionários e com 24 meses para amortização.

    – Como sempre apostamos nos profissionais que formamos, agora, é a nossa vez de apoiarmos também os bons negócios. Por isso, esse projeto tem como foco identificar alunos de unidades da FAETEC de todo o estado que tenham espírito empreendedor e buscam nos cursos da FAETEC uma alternativa para melhorar de vida. Imaginem quantas oportunidades de negócios estudantes de cursos Técnicos e Profissionalizantes como, por exemplo, Cozinheiro, Manicure, Salgadeiro, Cabelereiro e Montador e Reparador de Computadores, entre outros, terão com linhas de crédito subsidiadas ao seu dispor para investir em seu sonho do negocio próprio – ressalta o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

    Os estudantes selecionados para o programa receberão um treinamento gratuito, aplicado por especialistas do SEBRAE, sobre planos de negócios e como se tornarem mais competitivos no mercado. As inscrições para participar desse projeto serão realizadas nas próprias unidades no decorrer dos cursos de Qualificação Profissional da FAETEC.

    Estarão presentes, além do governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústrias e Serviços, Marco Antônio Vaz Capute, e os presidentes da FAETEC, Wagner Victer, e da AgeRio, Domingos Vargas.

     

  • FAETEC Macaé realiza formatura de 600 alunos

    Seiscentos alunos da FAETEC Macaé que fizeram cursos Técnicos de Nível Médio e de Qualificação Profissional receberão seus Certificados de Conclusão de Cursos, nesta sexta-feira, dia 21. A formatura será realizada na Escola Estadual Matias Neto, localizada à rua Conde de Araruama, Nº 439, Centro, a partir das 18 horas. A cerimônia contará com as presenças do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, e do presidente da FAETEC, Wagner Victer.

    Na ocasião, serão entregues certificados aos estudantes que fizeram cursos Técnicos de Nível Médio de Edificações e Informática. Alunos que fizeram cursos de Qualificação Profissional de Espanhol, Inglês, Operador de Computador, Excel Avançado, Montador e Reparador de Computador, Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão, Norma Regulamentadora (NR-10), Pedreiro, Aplicador de Revestimento Cerâmico e Pintor de Obras também receberão seus diplomas.

    Foto: Felipe Corrêa/ FAETEC

    – Nosso papel é levar cursos profissionalizantes e técnicos que são importantes neste processo, aliando segurança, capacitação profissional e perspectivas de trabalho – ressaltou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

    Todos os certificados foram emitidos por meio de um moderno sistema digital implantado pela Fundação que assegura sua autenticação e garante mais segurança ao aluno na emissão do diploma.

    O presidente da FAETEC, Wagner Victer, explicou que os cursos ofertados em Macaé são voltados para o arranjo produtivo local.

    – Com essa demanda profissional gerada pretendemos fortalecer a empregabilidade da população, preparando-a para suprir a necessidade das empresas e, por tabela, melhorar os índices de qualidade de vida na região – destacou Wagner Victer.

     

  • FAETEC Petrópolis sedia etapa regional de Olimpíada Brasileira de Robótica

    Tudo pronto na FAETEC Petrópolis - unidade de Ensino Superior - para receber a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece neste sábado, dia 15. A competição deste ano conta com número recorde de inscritos. Em todo Brasil, 2.335 equipes se enfrentam com robôs desenvolvidos e programados por alunos de ensinos fundamental e médio. O campeonato é aberto ao público e tem entrada gratuita.

    A competição tem por objetivo despertar o interesse de alunos por tecnologia a partir da manipulação e do desempenho de robôs criados em escolas públicas e privadas. Cada máquina construída é avaliada pela estética, eficiência e criatividade. Conceitos esses já conhecidos pelos alunos da FAETEC, que conquistaram o título de vice-campeão latino-americano de robótica e os três lugares mais altos do pódio na etapa estadual da OBR 2014.

    – Os resultados são frutos da dedicação, disciplina e entusiasmo dos alunos que participam do projeto. Eles se sentem incluídos tecnologicamente e, desta forma, conseguem desenvolver ideias de alto nível cognitivo. Para formação desses jovens, os prêmios representam confiança e motivação no desenvolvimento de novas invenções – diz o presidente da FAETEC, Wagner Victer.

    Do total de participantes nas Olimpíadas Brasileira de Robótica, 131 equipes representam o estado do Rio de Janeiro, o dobro do ano passado. Este ano, a etapa estadual será dividida em regionais nos municípios de Volta Redonda, Macaé e Petrópolis. A cidade serrana tem o maior número de inscritos: 47 times.

    É a primeira vez que a FAETEC Petrópolis recebe um evento desse tipo e ela foi selecionada por ter se tornado uma referência no segmento. Os alunos da unidade garantiram o primeiro e o terceiro lugar da etapa estadual do ano passado, com um robô que deveria superar uma série de desafios propostos pela organização do evento, como desvio de obstáculos e resgate de uma vítima. Além disso, os estudantes possuem diversas medalhas no currículo por outros torneios.

    – O evento, muito mais do que uma competição, é um estímulo. Entendemos que a ciência, a tecnologia e a inovação pode fazer a diferença, não só para o país, mas na vida de nossos jovens. E o ensino não deve ficar restrito às salas de aula. A prática representa uma injeção de ânimo para os jovens e é isso que desejamos: formar pessoas competentes e com ânimo de realizar – afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca.

    Nesta edição, o desafio conta com um circuito linear repleto de obstáculos, por onde os robôs devem ultrapassar lombadas, seguir por rampa de acesso e transportar objetos até alcançar determinadas posições, cumprindo algumas metas. As missões variam e uma delas é a simulação do resgate de uma vítima hipotética, em meio a um ambiente hostil.

    A final da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) acontecerá de 28 de outubro a 1º de novembro, em Uberlândia, Minas Gerais. O campeonato foi criado no ano de 2007 por pesquisadores da área de robótica de instituições como ITA, UFRN, UNESP, FEI e FURG. É uma competição de nível nacional para selecionar a equipe que irá representar o Brasil no mundial.