Adeus e obrigada, professor Fernando Mota
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 08 Outubro 2020 16:40
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), comunica, com profundo pesar, o falecimento do chefe de gabinete e servidor de carreira da Rede, professor Fernando Mota, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 08 de Outubro. Uma enorme perda para a Fundação e para a Educação Pública do Rio de Janeiro.
Foram mais de 50 anos de magistério, contribuindo de forma inestimável à Educação Pública do Estado do Rio. Fernando Mota acreditava na Educação como a maior ferramenta de transformação do mundo, valorizando a vida de cada aluno que passava por esta instituição. Era incansável na luta por uma formação acadêmica pública de qualidade.
Aos amigos e colegas de profissão, era conhecido por sua generosidade em compartilhar conhecimento, por seu afeto e a sua doçura nas palavras. Buscando sempre a troca de saberes, ele gostava de promover reflexões em todas as oportunidades. Por muitos, era tido como um visionário no que se refere ao ensino público e pelo seu perfil mediador.
A sua trajetória profissional é marcada pela relevância de suas responsabilidades. Na Faetec, ocupou o cargo de vice-presidente Educacional, de diretor da Diretoria da Educação Superior (Desup), de diretor do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), de diretor da Faeterj Rio e coordenador da UniFaetec.
Em 2017, recebeu um título de honra pela Faeterj Petrópolis por sua expressiva atuação no campo acadêmico, com especial dedicação à Educação Superior. Embora aposentado por tempo de serviço, não deixou de trabalhar em prol da Educação. Foi agraciado com o título de professor Honoris Causa da Faeterj Petrópolis. Retornou à Faetec em 2019 para assumir o cargo de Chefe de Gabinete, onde exerceu suas funções até os últimos dias.
Em nome de toda nossa comunidade escolar, agradecemos a oportunidade de conviver com uma pessoa tão especial, comprometida com o serviço público e apaixonada pela Educação Pública e pela Faetec. Obrigada, professor, por sua valiosa colaboração junto à Rede. A nós, permanecerá a lembrança de um homem entusiasta e que amava tudo ao seu redor.
Para o presidente Maicon Lisboa, essa notícia deixou toda a comunidade da Faetec consternada. "A história da Fundação se confunde com a história do nosso querido professor Fernando Mota", lamenta.
Fernando Mota tinha 70 anos e era casado com Vera Maria. Ele deixa dois filhos.
“Sonhar faz bem a alma”, dizia Fernando Mota.