Governo inaugura Faetec em Tanguá, região Metropolitana

  • Imprimir

 

Foi inaugurada na tarde da última quarta-feira, dia 15, a primeira unidade da Fundação de Apoio à  Escola Técnica  (Faetec), instituição  vinculada à  Secretaria  de Ciência,  Tecnologia e Inovação, no município  de Tanguá, na Região  Metropolitana. O intuito é levar educação profissionalizante e de qualidade ao máximo de cidades no estado.

Para o governador Cláudio Castro, presente à cerimônia, na educação o governo do estado também tem dado resposta.

– Nada se compara à educação. Oportunidades se abrem aqueles que optam por ela. É um resgate da dignidade. A Faetec é o amor do meu coração, por isso faço questão de estar em todas as inaugurações. Quando a Petrobrás resolveu investir em Itaboraí, tivemos que importar trabalhadores de fora. A obra tinha sotaque baiano. Quando assumi, dei uma missão ao Dr. Serginho: o de qualificar as pessoas nos locais respeitando as vocações da cidade. Inaugurar essa Faetec, repito, é mais que qualificar, é recuperar a dignidade e o sonho que temos que tornar realidade – disse o Cláudio Castro.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, não há como medir a importância da educação profissionalizante na vida das pessoas, principalmente no quesito oportunidade de emprego.

– Esta Faetec que estamos inaugurando hoje é fruto de muita insistência do prefeito Rodrigo. Por mais de 30 vezes, ele esteve no meu gabinete pedindo essa Faetec. Mas é compreensível essa insistência porque é a mesma de pais e mães que querem uma oportunidade para verem seus filhos formados. Espero que essa Faetec marque um novo momento. Pensando nos empregos que serão gerados com turismo. Capacitar o povo de Tanguá para que os empregos fiquem no município – concluiu Dr. Serginho.

 

 

Para o presidente da Faetec, João Carrilho, a interiorização dos cursos oferecidos pela Fundação vai agregar valor à vida das pessoas, além de abrir novos horizontes e expectativas. E que o trabalho é fruto de importantes  parcerias.

“Esta já é a  5º  que nós abrimos apenas em 2021. E só foi possível graças à parceria com a Prefeitura Municipal, através Rodrigo Medeiros, e do Governo Estadual, com o governador Cláudio Castro, e do nosso secretário Dr. Serginho, que prontamente atendeu a mais esse pedido do Rodrigo. Por meio dessa parceria, tivemos a oportunidade de utilizar o prédio municipal e implantar uma Faetec para o povo de Tanguá, trazendo qualificação profissional e o encaminhamento ao mercado de trabalho", afirmou Carrilho.

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Medeiros afirmou que por anos esperou uma Faetec na cidade.

"Por oito anos, sonhei com uma unidade desta na minha cidade, mas não tínhamos um Dr. Serginho, não tínhamos um João Carrilho. A alegria é muito grande" agradeceu o prefeito.

Com quatro salas distribuídas em 240 metros, o espaço é uma parceria entre a Faetec e a Prefeitura de Tanguá e vai oferecer 75 vagas distribuídas nos cursos de assistente administrativo, logística, e inglês.

O espaço, compartilhado com a E.M Iasmim Gonzaga Arantes, além de espaço pedagógico, também conta com auditório com capacidade para 56 pessoas e um teatro com 250 lugares disponíveis aos alunos.