Alunos da Faetec assistem à palestra sobre história e cultura suburbana
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 10 Outubro 2022 16:47
Na última semana, a Escola Técnica Estadual República recebeu, em um auditório lotado de alunos, os professores de história Flávio Braga e Fábio Carvalho, para ministrarem a palestra ‘Andaraí e Quintino: Conversas sobre escrita em territórios suburbanos’. O evento foi uma aula não somente sobre histórias do passado, mas sobre o que acontece todos os dias. Os docentes discorreram acerca da cultura suburbana e de fatos ocorridos em bairros do subúrbio carioca.
O professor Flávio deu início à conversa falando da ligação entre o cotidiano de artistas oriundos de bairros do subúrbio e a arte que produzem, especificamente música e literatura. Neste momento, os estudantes foram instigados a refletirem sobre a depreciação da cultura preta por grande parte da sociedade e o porquê dessa desvalorização acontecer.
E já que o assunto é cultura, o professor apresentou o projeto ‘Rolé Literário’, do qual é um dos idealizadores. O Rolé existe desde 2019 e é feito por suburbanos, porém com o intuito de atingir a todos. São promovidos encontros de escritores que usam a literatura para expor fatos do cotidiano do morador de periferia. Através da iniciativa, são realizadas oficinas, saraus e lançamentos de livros.
Flávio falou sobre o impacto desse movimento e sobre a importância de dar voz àqueles que, por viverem em bairros pobres, muitas vezes encontram dificuldade em serem aceitos e escutados por determinados grupos ou classes sociais.
“Quando você vê diversas pessoas do subúrbio participando de saraus, lançando livros, e sendo escutadas pelo fato de terem um conhecimento a ser compartilhado com outras pessoas e que nem sempre é valorizado, isso causa um choque nas pessoas, mas quase sempre é um choque positivo. Muitos acabam se sentindo inspirados e encorajados a procurarem o trabalho desses escritores e a se colocarem também como escritores e como artistas”, concluiu o docente.
Durante sua fala, o também professor Fábio Carvalho apresentou aos alunos fatos sobre bairros do subúrbio que eles ainda não conheciam. O docente acredita ser possível combater estereótipos que afetam a população periférica através da educação e, desse modo, mudar a visão de mundo que muitos alunos têm.
“Quando a gente fala de história que não seja pela perspectiva de alunos que vêm do subúrbio ou que são negros, você não os aproxima do conhecimento. Isso acaba deixando nos alunos aquela ideia de que história é uma coisa distante, e de que acontece longe daquilo que eles vivem e das coisas que conhecem, o que cria um afastamento entre as pessoas. É muito importante a gente falar sobre a história do subúrbio e da cultura suburbana para os alunos, pois cria neles a noção de pertencimento e conhecimento”, concluiu o professor de história Fábio Carvalho.
Ao final da palestra dos docentes convidados, a Emily Vitória, que é aluna do Ensino Fundamental, deixou o auditório da ETER entusiasmada com tudo o que aprendeu.
“Essa palestra foi uma surpresa positiva para mim, não costumo ter aulas focadas nos temas falados, então achei muito bom. Muitos bairros citados são próximos de onde moro e fazem parte do meu cotidiano, então foi muito importante, é uma aula que a gente não tem todo dia”, declarou a aluna de 14 anos.