Igualdade de gênero e empoderamento feminino são tema de livro escrito por professora da rede Faetec

  • Imprimir

Trinta mulheres se reuniram para falar de empoderamento feminino e igualdade entre os gêneros e o resultado dessa união é o livro “Mulheres que Transformam Mulheres”, uma coletânea de histórias motivacionais. A coordenação do projeto é de Simone Santos, professora e orientadora educacional da Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL), unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em Niterói.

Este é o terceiro livro de Simone e o segundo que segue uma temática feminista. Com a finalidade de planejar uma coletânea que ampliasse o alcance de vozes femininas, a orientadora educacional selecionou para participar do projeto, mulheres donas de histórias com potencial de impactar a vida não só de outras mulheres, mas de todos os leitores. A vontade de publicar o livro surgiu a partir de sua vivência como mentora de liderança feminina.

“Ao atender as minhas clientes percebia que a sociedade ainda é muito sexista e impõe às mulheres barreiras maiores para alcançar o êxito profissional, delegam às mulheres os cuidados com a casa, filhos e idosos. As que têm sucesso profissional são testadas o tempo todo a provar a sua competência e às vezes ainda ganham menos que os homens para exercer as mesmas funções”, contou a docente.

Dessa forma foi escrito o livro para mulheres e homens que compreendem a igualdade entre os gêneros, e com a intenção de que os leitores compartilhem as histórias empoderadoras que são contadas a cada página, contribuindo assim com a construção de um mundo melhor. A obra é uma homenagem a todas as mulheres que precisaram e precisam lutar, sofrer e resistir.

“O Empoderamento Feminino é algo visceral para mim. Sou filha de mãe solo e sei o quanto uma mulher é capaz de fazer para alcançar seus objetivos. Eu acredito que toda mulher é poderosa em essência, nasce para ser feliz e pode viver a vida que sonha e merece ter. E se eu puder fazê-las perceber isso, minha vida terá valido a pena”, declarou.

Entre as autoras, estão a apresentadora Micaela Góes e as professoras Mariana Marun e Andréa Perez, que também atuam na ETEHL. O prefácio do livro foi escrito pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do conselho da rede de lojas de varejo Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil.