Primeiro dia de ação em prol da saúde da mulher atrai centenas de pessoas na Faetec Quintino

  • Imprimir

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, realiza uma ação de prevenção voltada para a saúde das mulheres. Até o dia 28, serão oferecidas cerca de 150 senhas diárias para exames gratuitos de mamografia e ultrassonografia. O mamógrafo móvel está estacionado na sede da Faetec, na Rua Clarimundo de Melo, 847.

A ação acontece das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira (exceto feriados), como medida de prevenção ao câncer de mama por meio de diagnóstico precoce. Antes do primeiro horário de atendimento, já se formava uma fila na Faetec Quintino, com mulheres vindas de bairros distantes e dos arredores da unidade.

Joselaine Ferreira de Barros chegou antes das 7h e foi a segunda a ser atendida. Ela conta que aguardava na fila digital para fazer uma ultrassonografia pélvica, quando ficou sabendo da ação por um aplicativo de mensagens.

“Uma amiga postou em um grupo e era justamente o que eu estava precisando, essa foi a minha oportunidade de fazer o exame rápido. Confesso que fico um pouco tensa na hora de fazer um exame, mas fui muito bem atendida e isso me deixou mais tranquila. Acho que a população realmente precisa de ações como essa”, contou a moradora da Taquara, de 40 anos.

São distribuídas 80 senhas para ultrassonografia, que pode ser mamária, transvaginal, pélvica, tireoide, tireoide com doppler e transvaginal com doppler e o resultado é entregue na hora. Já para o exame de mamografia, são disponibilizadas 70 senhas diárias para mulheres a partir dos 40 anos, que apresentem o laudo da última mamografia e ultrassonografia.

Moradora de Nova Iguaçu, a Tainara Pinheiro é funcionária da Faetec e chegou mais cedo em Quintino para fazer uma ultrassonografia mamária.

“Onde moro é muito difícil de conseguir consultas e exames, fiquei sabendo dessa oportunidade ontem e quis fazer logo. Já tive problemas de saúde antes, então consigo ver essa importância de me cuidar sempre, às vezes cuidamos de outras pessoas e não cuidamos de nós mesmos”, declarou a paciente, que atua na divisão de finanças da Faetec.