Faetec Favo de Mel realiza torneio de tênis de mesa pelo projeto Special Olympics

  • Imprimir

Em comemoração a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, celebrado entre os dias 21 a 28 de agosto, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), por meio do Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional – Caep Favo de Mel, realizou, na última sexta-feira (23.8), um torneio de tênis de mesa pelo projeto Special Olympics, as Olimpíadas Especiais.

“O projeto do Special Olympics é uma rede de trabalho de pessoas com deficiência em relação ao esporte. Todo o material é fornecido por esse grupo do Special Olympics. É um trabalho de inclusão, de desenvolvimento motor, de autoestima e esporte”, destacou a professora da Caep Favo de Mel, Adriana Veloso.

Durante todo o dia, os alunos foram divididos em equipes e utilizando suas habilidades, executaram o jogo de tênis de mesa. O aluno do curso de Cumim, Valmir do Santos, participou na parte da manhã do torneio. Ele estuda na unidade há cinco anos e trabalha em um grande restaurante, em Madureira. “Eu achei o evento muito legal, criativo e tem vários jogos. Eu joguei tênis de mesa com os meus colegas”, contou o aluno Valmir dos Santos.

A professora da Favo de Mel, Kelly Cristina de Matos, explicou como é realizado o treino dos alunos da unidade escolar.

“A prática de esporte para os nossos alunos é fundamental, ela funciona como uma terapia. A gente treina com eles no intervalo, em horários de recreio e, quando a Special Olympics faz os torneios entre escolas, nós participamos. Temos alunos muito bons em futebol, futebol de salão, tênis de mesa e basquete”, comemora a professora.

O representante da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), Sérgio Guilherme Ferreira, destacou a importância do evento.

“Esse evento é uma parceria da Suderj em conjunto com a Special Olympics, que organiza vários eventos voltados para as pessoas com deficiência. Estamos aqui hoje ouvindo as necessidades dos alunos e tentando achar uma solução de como levar o esporte por meio da inclusão em diversas escolas do estado”, revelou Sérgio Guilherme Ferreira.

A Favo de Mel está localizada no Complexo de Quintino da Faetec e oferece cursos profissionalizantes a jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo.