Paracambi recebe Laboratórios de Iniciação Científica da Faetec

  • Imprimir

Nesta quinta-feira (19/12) foram entregues mais duas unidades do projeto de Laboratórios de Iniciação Científica Intramuros, dessa vez na cidade de Paracambi, na Baixada Fluminense. O projeto é idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e implementado em escolas municipais já existentes, por meio da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).

“Quero destacar a importância desse momento para a educação e parabenizar a prefeita e toda a equipe envolvida por priorizarem iniciativas como essa. O projeto dos laboratórios científicos é uma realização marcante, idealizada pela Secretaria e apoiada pelo governador Cláudio Castro, com o compromisso de atender as cidades do Estado de forma justa. Tenho certeza de que este equipamento será um marco na vida das crianças que terão acesso a ele. Este é um legado valioso, e tenho convicção de que estamos plantando as sementes de um futuro promissor para nossa sociedade”, declarou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.

Mais de 30 laboratórios já foram inaugurados em todo o estado, todos eles padronizados, equipados para atender até 35 crianças por vez, de 8 à 12 anos, alunos do Ensino Fundamental. No equipamento, professores de física, química, biologia e ciências irão ministrar aulas práticas, complementando a teoria ensinada em sala de aula.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, falou sobre o impacto positivo que os equipamentos podem gerar do município.

“É uma grande alegria estar aqui nesta entrega tão importante. Nada se compara à transformação proporcionada pela educação. É por meio dela que mudamos vidas e construímos um futuro melhor para o nosso estado e para o nosso país. Como presidente da Faetec, coloco a instituição à disposição para continuarmos avançando juntos. Ainda há muito a ser feito, mas estamos prontos para colaborar”, declarou o gestor.

Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração a prefeita de Paracambi, Lucimar Cristina; o subsecretário da pasta, Sérgio Costenplate; e o vice-presidente administrativo da Faetec, Fabrício Repsold; a diretora do Ciep 499 Prefeito Nicola Salzano, Marcela Tatagiba; e autoridades locais.

Tânia Cardoso, professora da rede municipal há 46 anos, contou nunca ter visto um laboratório como este em uma escola municipal.

"Os alunos das duas escolas acompanharam com animação a chegada dos materiais e a construção dos laboratórios, eles já estão encantados e eu tenho certeza do êxito desse projeto pedagógico. Os alunos estavam doidos para que o dia de hoje chegasse, só para poderem usar o novo laboratório”, concluiu a docente, que é diretora da Escola Municipal Prefeito Hélio Ferreira da Silva, a segunda escola do município a receber o equipamento.