Faetec inaugura segunda unidade do Laboratório de Iniciação Científica Intramuros em Resende

  • Imprimir

Espaço funcionará na escola Municipal Getúlio Vargas visando o incentivo à pesquisa científica de crianças do Ensino Fundamental.

A Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), dá mais um importante passo para uma educação cada vez mais voltada ao incentivo da pesquisa científica desde o primeiro ciclo. Vinculada a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a instituição inaugurou, nesta sexta-feira (13/02), mais uma unidade do Laboratório de Iniciação Científica Intramuros, um importante projeto que acontece dentro de escolas municipais de Ensino Fundamental. O espaço, totalmente equipado, proporcionará a crianças de 8 a 12 anos a oportunidade de explorar a química, física e biologia de forma interativa e inspiradora. Até o momento, 33 unidades estão em funcionamento.

O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Anderson Moraes, do presidente da Faetec, Alexandre Valle, do prefeito de Resende, Tande Vieira, do vice-presidente administrativo da Faetec, Fabrício Repsold, além de políticos locais. O ponto culminante da solenidade foi a presença do governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, através de uma chamada de vídeo. O governador afirmou que vai continuar investindo no interior, porque só com o interior forte teremos um estado forte.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, esse laboratório é um equipamento transformador para a nossa sociedade. Ele transforma a vida das pessoas. Na prática, muitas universidades, algumas até renomadas, não se observa um equipamento tão completo como o nosso laboratório. É um projeto do Governo do Estado e a pretensão do governador Cláudio Castro é que possamos inaugurar 200 unidades dessas, em todo o estado, afirmou Anderson Moraes.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, foi enfático quando disse que poucas escolas privadas no estado têm um projeto desse. O presidente afirmou que o projeto visa uma melhor educação no ensino público. "Estamos trabalhando para mudar o panorama educacional e incentivar o gosto pela pesquisa científica em nossos jovens”, completou Valle.