Professores do Isepam participam de evento sobre Inteligência Artificial

  • Imprimir

 

Evento reuniu a comunidade acadêmica do Instituto Superior de Educação Aldo Moiales, referência de ensino em Campos dos Goytacazes .


A primeira edição do Centro de Estudos contou com a participação de 120 profissionais que discutiram os impactos causados pelo uso da tecnologia na sala de aula. O evento aconteceu nas dependências do Isepam, escola que pertence à rede Faetec, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, foi realizado no dia 24 de março, e contou também com a presença da equipe técnica, inspetores e estagiários do instituto, proporcionando um espaço de reflexão e atualização sobre o uso das novas tecnologias na educação. Referência de ensino no norte fluminense, o encontro reafirma o compromisso da instituição com a inovação e a formação contínua dos profissionais da educação, preparando-os para os desafios e oportunidades trazidos pelas novas tecnologias no ensino, uma prática regular da Faetec, e que vem sendo impulsionada pelo atual presidente da Fundação, Alexandre Valle.


Dividido em duas etapas, os participantes assistiram à palestra “Inteligência Artificial Generativa e o Uso das Tecnologias na Educação”, ministrada pelo professor Ives Duque que destacou a Inteligência Artificial (IA) como uma ferramenta que tem se tornado essencial no cotidiano dos professores, abordando aplicações como chatbots, geração de imagens, textos e outros recursos que podem ser utilizados no ensino.


“A IA, como uma tecnologia de propósito geral, tem transformado cotidianos e suas ferramentas na educação, provocando a necessidade de preparo e conhecimento técnico para que os diferentes agentes educacionais façam o melhor uso no contexto do ensino e aprendizagem”, afirmou o professor Ives Duque.


Angela Barros, supervisora dos anos finais da instituição, reforçou a importância do tema para os educadores.


“Tomar consciência dessas implicações é fundamental para que nosso fazer pedagógico se torne cada vez mais crítico, criativo e relevante para toda a comunidade escolar”, destacou.


Na segunda etapa do evento, os professores foram organizados em pequenos grupos para aprofundar as discussões ao lado de seus coordenadores, o que permitiu trocas de experiências e reflexões sobre o planejamento pedagógico e outros aspectos essenciais da prática docente. Questões específicas de cada segmento foram abordadas, com foco em currículo, avaliação e diário escolar.


Camila Aguiar, diretora pedagógica, ressaltou a importância da dinâmica para a consolidação do aprendizado e alinhamento pedagógico:


“Esse momento foi essencial para que os professores, junto com seus coordenadores e equipe técnico-pedagógica, pudessem refletir sobre suas práticas, ajustando estratégias e discutindo questões fundamentais para o desenvolvimento do ensino em nossa instituição.”