Contação de Histórias agita a tarde de alunos do Ensino Fundamental e Favo de Mel
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 03 Abril 2025 12:55
Evento aconteceu no Teatro Abdias do Nascimento reunindo estudantes da unidade Quintino
Alunos do Ensino Fundamental República e Favo de Mel, escolas que integram a Fundação de Apoio à Escola Técnica, celebraram o Dia Nacional do Livro Infantil, aprendendo um pouco mais sobre a literatura afro-indígena na tarde de quarta-feira, 02 de abril. Reunidos no Teatro Abdias do Nascimento, os estudantes mergulharam neste universo com uma tarde de contação de histórias apresentada pelo projeto Dr. Griô.
“Estamos na segunda temporada do projeto aqui na Faetec, e é sempre muito bom estar com as crianças contando histórias para fazer História. Nosso objetivo é mostrar a essas crianças e adolescentes, a riqueza e importância da cultura afrobrasileira e indígena, através dessas histórias, auxiliando na promoção de ações antirracistas e valorizando a diversidade cultural”, diz Dinorath Barcellos, representante do Instituto Irê, idealizador do projeto que existe há 09 anos.
Na atividade, os estudantes e professores da rede interagiram com o grupo de contadores de histórias, participando das atividades com instrumentos como o pandeirão, agogô e triângulo. José Guilherme Barbosa, aluno do 6º ano do Fundamental República, foi um dos mais animados.
“É a minha primeira atividade assim, a parte que eu mais gostei foi tocar os instrumentos, o agogô foi fácil mas a gente teve que prestar atenção para não errar. Também gostei muito da história das águas que ensinou que devemos preservar o meio ambiente. É uma pena que eu não posso convidar os meus amigos porque eles iriam gostar, mas eu vou falar sobre o que nós aprendemos nesta tarde. Foi muito bom!”, disse o estudante de 11 anos.
A contação de histórias organizada pelos professores da unidade, faz parte das atividades que complementam o ensino da cultura afro-brasileira e indígena fundamentais para a formação da identidade brasileira estabelecidos pelas leis 10.639/2003 e da lei 11.645/2008.