Ex-aluna da Faetec realiza sonho e ganha bolsa de estudos para universidade dos Estados Unidos
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 04 Abril 2025 15:58
E o sonho se tornou realidade. Ana Carolina Ribeiro, formada em 2024 no curso de Administração pela Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins (ETEJBM), em Campos dos Goytacazes, foi selecionada para cursar Economia em uma das universidades mais renomadas de Massachusetts: o Smith College, Artes liberais nos Estados Unidos.
Aos 18 anos, Ana Carolina vem se destacando na acadêmica e por participar de projetos relevantes. A estudante colaborou com a ONG Tocando em Frente, onde atuou em oportunidades de desenvolvimento e expansão acadêmica em escolas públicas brasileiras; na Roots of Renewal, foi embaixadora e desenvolveu soluções para impacto social (HUIRSP). Já em Harvard Undergraduate International Relations Scholarship Program contribuiu em simulações diplomáticas e discussões sobre política global.
Em 2024, foi uma das selecionadas para o intercâmbio Programa Jovens Embaixadores, promovido pelo Departamento de Estado dos EUA em parceria com outras instituições, que visa incentivar a educação pública de qualidade para jovens de classes menos favorecidas. Ana também colaborou em formações de liderança e empreendedorismo social, ela não parou por aí e, imediatamente, se inscreveu em um processo seletivo da Rede Global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, o EducationUSA, que oferece mentoria, auxílio financeiro para exames e orientação na escolha de universidades. Graças ao seu desempenho excepcional e ao apoio do Programa Oportunidades Acadêmicas, que tem por objetivo promover acesso a oportunidades de estudo no ensino superior, orientação educacional e apoio financeiro para estudantes que possuem alta performance acadêmica e recursos limitados para ingressar em universidades americanas. Ana Carolina foi uma das 20 brasileiras escolhidas e recebeu uma bolsa integral. Ela vai estudar durante quatro anos na universidade americana.
Emocionada com a notícia, Ana relatou como foi receber a confirmação da bolsa: “Soube que queria cursar Economia desde os 14 anos, antes mesmo de entrar no ensino médio. E isso foi, sem dúvida, um dos dias mais felizes da minha vida. Estava em Aparecida quando recebi a resposta e, imediatamente, comecei a chorar. Claro, de felicidade por essa conquista, mas também por perceber quantas pessoas fizeram parte desse meu sonho. Meus professores, minha família, meus amigos, todos tiveram um papel essencial ao longo do processo. Estou muito animada para esse próximo capítulo da minha vida. Quero voltar ao Brasil para transmitir aos nossos estudantes, todo conhecimento que essa oportunidade me ofereceu”, afirmou.