Faetec realiza palestra de conscientização sobre abuso de crianças e adolescentes

  • Imprimir

Em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado à conscientização sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu um workshop sobre o tema, voltado para professores da rede. A iniciativa foi realizada pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica da instituição.

O workshop Maio Laranja foi ministrado por Érica Paes, superintendente de empoderamento e equidade de gênero da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Um dos objetivos foi abordar questões como a orientação e o acolhimento preventivo de menores, além de discutir formas de dar credibilidade e legitimar os relatos de crianças vítimas de abuso.

“Infelizmente, menos de 10% dos crimes de abuso sexual são notificados no país, e cerca de 88% das vítimas são meninas. A maioria dessas violações ocorre na primeira infância e os impactos muitas vezes são irreversíveis. Por isso, falar sobre esse tema é urgente: trata-se de uma questão de saúde pública e de enfrentamento à violência que marca vidas para sempre”, afirmou Érica Paes, que também é especialista em segurança feminina e coordenadora do Programa Empoderadas.

Eventos como esse são fundamentais para capacitar professores, que estão entre os primeiros adultos a perceber sinais de violência ou mudanças de comportamento nas crianças e adolescentes. Ao ampliar o conhecimento dos educadores sobre o tema, a Faetec reforça seu compromisso com a formação cidadã e com a criação de ambientes escolares mais seguros, acolhedores e atentos às demandas de proteção da infância.