Faetec Cidade de Deus oferece Pré-Vestibular Social Cecierj

  • Imprimir

Com 140 alunos matriculados, curso gratuito na modalidade Intensivo oferece preparação para o acesso ao ensino superior

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) da Cidade de Deus, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de uma parceria com a Fundação Cecierj, inaugurou nesta quarta-feira (09/07), uma turma do Pré-Vestibular Social. O curso é gratuito e integra a modalidade Intensivo, voltada à preparação de alunos com foco nos principais exames de acesso ao ensino superior.

Estiveram presentes na aula inaugural o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, o presidente da Faetec, Alexandre Valle, a presidente da Faperj, Caroline Alves, o presidente da CecieRj, Ricardo Piquet, o vice-presidente administrativo, Fabrício Repsold, o vice-presidente educacional, Alexandre Gurgel, entre outras autoridades.

A ação faz parte da expansão do Pré-Vestibular Social Cecierj em 2025, que já contabiliza mais de 13.500 alunos atendidos em todo o estado. Neste ano, o programa registrou 24.048 inscritos na modalidade Extensivo e 7.548 na Intensiva. O curso oferece material didático gratuito e conectado à plataforma de estudos da Fundação Cecierj. Os estudantes também tem acesso à aulas presenciais, apoio pedagógico, simulados e uma equipe de professores capacitada para garantir uma preparação acessível.

“A CECIERJ tem hoje entre 60 a 70% de aprovação referente as pessoas que se dedicam ao vestibular, portanto, muito em breve esses alunos vão ter a oportunidade de ingressar na faculdade. A gente trabalha para que cada vez mais nossos alunos se tornem competitivos dentro do mercado de trabalho. Esse é nosso compromisso”, destaca Anderson Moraes, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Estamos falando de jovens que agora têm uma oportunidade concreta de acessar o ensino superior. A Faetec tem orgulho de contribuir com estrutura e apoio para que esse sonho se torne realidade.”, comenta Alexandre Valle

O programa é voltado para alunos que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio, com prioridade para estudantes da rede pública. A iniciativa busca ampliar o acesso à universidade e contribuir para a redução das desigualdades educacionais no estado.

“Aqui damos a oportunidade para as pessoas adquirirem conhecimento. Os alunos vão se tornar profissionais que têm um valor de salário maior e eles vão poder contratar outros profissionais que infelizmente não vão ter a mesma oportunidade. Aqui a apostila, o PVS, é dado de graça então é uma oportunidade única para eles”, afirma o presidente da Cecierj, Ricardo Piquet.