Faetec realiza seminário de Educação Física e Esportes com foco no bullying e inclusão na Educação Física
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- Publicado em Sexta, 12 Setembro 2025 12:50
Evento reuniu especialistas para discutir práticas inclusivas e estratégias para combater a violência nos esportes em ambiente escolar
A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-RJ), realizou, nesta quinta-feira (11/09), no Teatro Abdias do Nascimento, em Quintino, o Seminário de Educação Física e Esportes, voltado a profissionais e estudantes da área, com o objetivo de debater os desafios relacionados ao bullying e violências nos esportes em ambiente escolar. O encontro teve palestras, indicações bibliográficas e apresentação de dança. O vice-presidente administrativo, Fabrício Repsold; Alexandre Gurgel, vice-presidente educacional, e a diretora de Ensino Superior da Faetec, Renata Assunção, participaram do evento.
O Seminário reuniu especialistas de diferentes áreas. A professora Flávia Oliveira, doutora em Ciências do Esporte, ressaltou a diferença entre episódios de violência e casos de bullying, explicando como determinadas práticas podem reforçar situações de exclusão sem que o professor perceba. Leonardo Carmo, doutorando em Educação Física, trouxe uma análise sobre os impactos da violência armada no ambiente escolar. O palestrante Felipe Nilo, pioneiro mundial na inclusão de pessoas autistas em artes marciais, apresentou metodologias de enfrentamento do bullying para alunos autistas, como técnicas de autodefesa e diferentes formas de educadores adaptarem suas aulas para estimular esses alunos a se posicionar e a relatar situações de agressão. Gabriela Souza, pós-doutora em Educação Física, discutiu os efeitos do bullying entre meninos e meninas nas aulas esportivas.
O vice-presidente administrativo destacou a importância da iniciativa para a formação. “A Faetec tem a responsabilidade de criar espaços de debate que ajudem profissionais e futuros professores a refletirem sobre o papel da Educação Física na construção de um ambiente escolar mais seguro e inclusivo”, afirmou Fabrício Repsold. Para o vice-presidente educacional, “a realização do seminário mostra o compromisso da instituição em apoiar a formação continuada e em preparar professores e estudantes para lidar com desafios como o bullying e violências”, ressaltou Alexandre Gurgel.
No encerramento do seminário foram entregues certificados aos palestrantes, além de um espaço para perguntas e respostas, em que o público pôde tirar dúvidas sobre como agir em sala de aula diante dessas situações. Para Gabriela Souza, a discussão reforça a necessidade de uma atuação mais sensível dos professores: “O professor precisa reconhecer que cada aluno reage de forma diferente às práticas esportivas. A inclusão só será efetiva quando houver equidade de oportunidades e respeito às diferenças”.