Alunos de Enfermagem do Trabalho movimentam Faetec Quintino com ação sobre Outubro Rosa

  • Imprimir

Atividade trouxe informações sobre prevenção, HPV e autoexame, reforçando que o cuidado com a saúde é para todos

O auditório da Faetec Quintino se encheu de cor, empatia e informação durante a ação de conscientização do Outubro Rosa, realizada nesta segunda-feira (06/10), pelos alunos do curso de Enfermagem do Trabalho da Escola Técnica de Saúde José Herbert de Souza. O evento reuniu estudantes, professores e servidores em uma programação marcada por informação e sensibilidade, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que provoca mais de 20 mil mortes por ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Com uma linguagem acessível e participativa, os alunos, que já atuam na área como técnicos de enfermagem, Glassieli Correia, Lucas Francisco e Márcia Nascimento conduziram o público para um bate-papo cheio de curiosidades que uniu dados, esclarecimentos e demonstrações práticas. O grupo explicou que o câncer de mama, embora seja mais comum em mulheres, também pode atingir homens, e por isso o autoexame deve ser feito por todos. Os estudantes demonstraram como o exame deve ser feito corretamente e destacaram que, no caso das mulheres, ele deve ser realizado mensalmente a partir dos 20 anos, como forma de autoconhecimento e detecção precoce de alterações. Além disso, abordaram fatores de risco, hábitos de prevenção e a importância da vacinação contra o HPV, que é oferecida pelo SUS, fundamental para prevenir o câncer do colo do útero.


Para a aluna Débora Garcia, participar da ação foi uma experiência marcante: “mais do que uma atividade, foi um momento de aprendizado principalmente para mim, porque eu não sabia que precisava fazer o autoexame a partir dos 20 anos. Agora, com 25, entendo a importância de fazer todo mês e de cuidar mais da minha saúde. A gente aprende que prevenção também é uma forma de amor próprio”, contou.