Faetec leva 15 projetos para a Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília e secretário Anderson Moraes prestigia o evento
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 10 Outubro 2025 22:14
Evento teve a participação de 18 estados da federação
A Fundação de Apoio à Escola Técnica foi um dos destaques na edição 2025 da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica consolidando o papel da instituição vinculada à Secretaria Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti), entre as principais referências quando o assunto é Ensino Médio Técnico público.
No evento que aconteceu entre os dias 07 e 09 de outubro, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Faetec teve 15 projetos aprovados para a mostra, surpreendendo não só a organização do evento como visitantes ilustres como o youtuber Clepton, que não poupou elogios aos trabalhos dos alunos do Ensino Médio da Faetec.
“Muito legal ver esses projetos dos alunos da Faetec, principalmente porque a gente vê que eles realmente entendem do assunto. Me explicaram tudo com um domínio impressionante. Para mim foi um grande aprendizado ouvir cada um deles”, disse o influenciador que conta com mais de 5 milhões de seguidores nas redes sociais.
Os 51 alunos da Faetec chamam a atenção do público com ideias inovadoras com foco em saúde, meio ambiente e sustentabilidade. Anderson Moraes, Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação esteve em Brasília acompanhado do presidente da Faetec Alexandre Valle, do presidente do Conselho Estadual de Educação Ricardo Tonassi e do presidente municipal do PL, Bruno Bonetti. Eles foram conferir o desempenho dos estudantes e ficaram encantados com os projetos.
“A Faetec que foi um sucesso durante a Rio Innovation Week mostra na Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica porque participa de vários eventos com instituições mais respeitadas do país. Nós não poderíamos estar mais orgulhosos dos nossos alunos, que apresentaram projetos inovadores que nada devem às instituições de nível superior. Ano passado estreamos na SNEPT com 08 trabalhos, um deles destaque na vitrine, este ano viemos com 15 apresentações que impactaram e queremos que, em 2027, tenhamos ainda mais espaço para mostrar o trabalho de excelência realizado pelos nossos professores”, disse o secretário Anderson Moraes.
Segundo Alexandre Valle, presidente da Fundação, que está com inscrições abertas para o próximo ano, a meta é participar cada vez mais de eventos como a SNEPT.
“Nossos alunos precisam mostrar suas ideias, avançar cada vez mais. Isso é primordial para a preparação deles. Ver a alegria estampada nos olhos dos nossos alunos compensa todo esforço que estamos fazendo. Não podemos deixar de agradecer todo o apoio que recebemos da Secti e do Governo do Estado, que tornou possível nossa participação nesses megaeventos. Não tenho dúvidas de que daqui sairão grandes cientistas”, comentou o presidente da Faetec Alexandre Valle.