Palestras sobre Ciência e Tecnologia movimentam a Faetec Quintino

  • Imprimir

A Faetec Quintino, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promoveu, nesta segunda-feira (13/10), uma série de palestras em sintonia com a Semana de Ciência e Tecnologia organizada pela Escola Técnica Estadual República (ETER).

Ao longo do dia, foram apresentados os temas “Ferramentas para Auxílio em Tecnologias”, com a professora Elaine Tavares; “Ensino da Matemática Através da Gamificação”, com o professor João Glioche; e “Aplicações Práticas da Inteligência Artificial”, com o professor Nelson Inoue.

De acordo com Suellen Gomes, coordenadora pedagógica do CVT Quintino, a iniciativa faz parte de um calendário de atividades mensais.

“Nossa ideia é promover ações com temas relevantes a cada mês. Em setembro, realizamos uma mobilização voltada para o Setembro Amarelo. Agora, além do Outubro Rosa, direcionado à conscientização sobre o câncer de mama, incluímos atividades voltadas à ciência e à tecnologia. Tudo para incentivar os alunos e a comunidade escolar a refletirem sobre questões atuais. Já estamos planejando o Novembro Azul, voltado à saúde do homem”, destacou.

Com 11 anos de experiência como professor de Matemática no Sesi Maracanã, João Luiz Glioche compartilhou a trajetória que o levou a transformar sua forma de ensinar e se apaixonar pela disciplina.

“Uma professora que ousou ensinar Matemática de uma maneira diferente, por meio de jogos, foi minha maior inspiração. A gamificação é uma ferramenta poderosa — todos os jovens jogam, e quando percebem que a Matemática também pode ser divertida e aplicada de outras formas, se tornam protagonistas do aprendizado”, afirmou.

Durante a palestra, João apresentou o jogo “Lendas da Matemática”, desenvolvido por alunos do curso Técnico em Jogos do Sesi, que conquistou o 3º lugar no festival LEAD – Luz na Educação. “É o conhecimento que vira produto, em vias de comercialização. Isso mostra que sim, vocês são capazes”, concluiu o professor.

O presidente da Faetec, Alexandre Valle, destacou a importância de iniciativas como essa para o futuro da educação tecnológica.

“O ensino precisa acompanhar o mundo digital. Temas como Inteligência Artificial e gamificação despertam o interesse dos estudantes e reforçam o compromisso da Faetec com uma formação qualificada, alinhada aos desafios do mercado de trabalho atual”, afirmou.