Iserj comemora 139 anos de formação de professores
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 05 Abril 2019 17:07
O tradicional Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), comemorou nesta sexta-feira (5), 139 anos de história e excelência na educação e formação de profissionais para o Estado do Rio. Para festejar a data, foi realizada uma linda cerimônia, com a presença dos conselheiros plenos e beneméritos, da diretoria e de toda a comunidade escolar.
O auditório ficou lotado com os alunos e professores da instituição. Um dos momentos mais marcantes foi o desfile do Pelotão das Bandeiras coordenado pelos professores Rogério Pedro de Barros e Carlos Losso. Todos se levantaram para cantar o Hino Nacional e o Hino do Iserj. Em seguida, sob a coordenação do docente João Batista, foram apresentadas peças musicais por alunos da Orquestra de Violão e Teclado da instituição.
Pelotão de Bandeiras se apresenta
Com muito entusiasmo e atenção, os alunos assistiram por uma hora ao espetáculo musical “Meu Caro Barão”, da Companhia Cine Encanto, supervisionado pela professora de música do Iserj Érica de Paula. “A peça demonstra toda a dificuldade das pessoas que trabalham para conseguir o seu ganha-pão. Todas as músicas são do Chico Buarque, sendo um espetáculo para crianças e adultos. É importante ressaltar que metade da companhia de teatro é composta por ex-alunos da unidade”, afirmou Paula.
Para o aluno de Formação Geral, Ruan de Almeida Silva (16), a unidade completar todos esses anos é motivo de muito orgulho para os estudantes. “Desde que entrei no Iserj, percebi que todos são bem-vindos, nós somos acolhidos aqui. Até mesmo com as dificuldades que a instituição passou alguns anos atrás, os alunos e professores continuam fortes e firmes”, disse Silva.
A diretora Sandra Santos destacou em sua fala, a importância de relembrar o Manifesto dos Pioneiros, assinado pelo idealizador do Iserj, Anísio Teixeira. “Hoje comemoramos 139 anos e quero dividir esse momento com todos vocês. Anísio Teixeira sempre teve o ideal de unir a Educação Básica e a Superior juntas, num mesmo ambiente, além de equilibrar os desenhos curriculares profissionais, as áreas técnicas, científicas e humanas”, revelou a gestora.
O vice-presidente educacional, Rogerio Pires, em discurso, ao lado da diretora Sandra Santos
Segundo o vice-presidente educacional da Fundação, Rogerio Pires, a comemoração marca um novo ideal para o ensino público no Estado do Rio. “Estamos muito felizes por mais um aniversário do Iserj, uma escola de tradição e respeito. Quero assegurar que toda a nossa equipe está atuando para cada dia melhorar a Rede Faetec. E vocês (alunos e servidores) podem contar conosco”, garantiu Pires.
O Instituto Superior de Educação foi criado, em 1932, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio. É composto por cerca de três mil alunos, da creche ao Ensino Superior. O prédio em estilo neocolonial foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 1965, e pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural, em 2000. Em 2010, a unidade foi a primeira colocada no ranking de melhores desempenhos da Rede Faetec.
Além da formação de professores, o instituto oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos Técnicos em Administração, Informática e Secretaria Escolar, além de Pós-graduação em Gestão Integrada.
Alunos e servidores lotam Auditório do Iserj para comemorar o aniversário da unidade