Secretário Leonardo Rodrigues prestigia o 18º aniversário da Faetec Paracambi

  • Imprimir

 

Na manhã desta quarta-feira (8), o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, e o presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Romulo Massacesi, participaram do evento que celebrou os 18 anos da unidade Paracambi. Também estiveram presentes na cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o deputado André Ceciliano, e outras autoridades do município.

Ao longo dos seus 18 anos, a história da Faetec Paracambi ficou marcada por seu protagonismo na educação profissionalizante gratuita e de qualidade no município. Foi referência na oferta de cursos de qualificação profissional de idiomas e de informática, atendendo cerca de 3.500 alunos semestralmente. E, mesmo passando por dificuldades, devido à má administração de gestões passadas, não perdeu a vontade de se firmar como uma Instituição de Ensino Técnico de Formação Integrada na região.

Para o secretário Leonardo Rodrigues, “a Faetec Paracambi é um case de sucesso”. E completa “a história desse lugar demonstra a importância do equipamento para o estado. Fico muito feliz em ver que hoje a Faetec está sim trabalhando e mostrando que, com garra e comprometimento, podemos trazer o que a educação no nosso Rio de Janeiro necessita. Aqui, nós temos uma história e o empenho de profissionais comprometidos. É uma casa de formação, onde se consegue mudar a vida dos alunos através da educação”.

 

 Fotos: Felipe Correa

Ainda durante a solenidade, Rodrigues se comprometeu a trazer novos cursos técnicos para unidade e relembrou o estado de dificuldade em que a gestão atual encontrou a Rede ao assumir a pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Destacou o fato de receber a Faetec com um enorme déficit de professores e, que desde então, tem sido feita uma força tarefa para sanar o problema.

– Encontramos as unidades precárias, mas estamos fazendo tudo o que é possível para que os nossos alunos tenham uma educação de qualidade e os nossos profissionais possam trabalhar com dignidade. Hoje, estamos pondo a casa em ordem: aumentando o número de vagas e o de cursos profissionalizantes e contratando profissionais para que nossos alunos não fiquem sem aulas. Quando se faz um trabalho de qualidade e com honestidade, tudo funciona – garante o secretário.

Em seguida, o presidente da Faetec, Romulo Massacesi, reafirmou que estar à frente da instituição é uma honra sem precedente e um desafio muito grande.

– Ao assumir a Faetec, muitas foram as adversidades encontradas, entre elas a falta de professores (um déficit de 1200 profissionais). Em um esforço conjunto com o Governo e a Procuradoria do Estado, conseguimos uma decisão favorável para contratação simplificada de 621 professores. Ainda não é o suficiente, mas estamos batalhando para cobrir toda a nossa demanda. Também conseguimos autorização para a realização de concurso público em função das vacâncias e mais 209 profissionais ingressarão no quadro da Rede ainda no ano de 2019 – adianta Massacesi.

O presidente informou também que, nesses primeiros seis meses em exercício, a prioridade está sendo o trabalho pedagógico, com alunos em sala de aula tendo formação técnica e profissional de qualidade. “Vamos trabalhar ainda mais para que todas as bandeiras da Faetec que estão na Fábrica do Conhecimento em Paracambi sejam fortalecidas. Esperem de nós: acesso, reciprocidade, responsabilidade e decência à frente da instituição pública”, finalizou Romulo.