O programa ‘Escola pra Vida’ encerrou a sua primeira edição nesta sexta-feira, dia 11 de outubro. O projeto foi desenvolvido em formato piloto pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (Secti). No total, nove escolas estaduais recebem o projeto, certificando 317 alunos em cursos de qualificação profissional.

A última formatura foi realizada na Faetec Mesquita, e contou com a presença do secretário da Secti, Leonardo Rodrigues; do subsecretário de Políticas Públicas de Ensino Tecnológico, Rafael Alves; do vice-presidente Educacional da Faetec, Maicon Lisboa; além de representantes do legislativo e de toda comunidade escolar. Os alunos concluíram em dez semanas os cursos de Auxiliar de Logística e de Recepcionista.

"Esse é um projeto inovador no Estado. Não necessita de grandes recursos, mas tem um impacto muito grande na vida das pessoas. Hoje, o maior desafio para conseguir um emprego no mercado de trabalho é ter qualificação. Parabenizo cada um de vocês por terem tido coragem de buscar essa qualificação. Vocês se dedicaram e mostram que estão preocupados com o futuro", disse Leonardo Rodrigues.

O vice-presidente Educacional da Faetec agradeceu a oportunidade de poder formar mais turmas. "Através do apoio da Secti e da Seeduc, conseguimos consolidar esse sonho que a Faetec tinha, que era de qualificar os alunos das escolas estaduais, possibilitando que esse público tenha em seu currículo um curso que irá aumentar as suas chances de ingresso no mercado de trabalho", enfatizou.

Fotos: Maicon Salles

Matriculado no terceiro ano do Ensino Médio, o aluno Adryen Damasceno, de 18 anos, aprovou a experiência. "Achei o curso muito bom e vou indicar que meus amigos procurem a Faetec. O diploma tem muita credibilidade e agora eu terei mais chances de conseguir um bom emprego", disse ele, que estuda no Colégio Estadual Brasil, em Mesquita.

A segunda etapa do programa Escola Para a Vida terá início agora em outubro, nas mesmas nove unidades que receberam a primeira fase. A expectativa é que mais 500 certificados sejam emitidos em dezembro. Para 2020, o programa será ampliado para 500 escolas estaduais em todo estado do Rio de Janeiro.