A XIX Semana da Cultura, Ciência e Tecnologia na ETER reuniu projetos de alunos, professores e egressos

Entre os dias 24 e 26 de novembro, aconteceu a XIX Semana da Cultura, Ciência e Tecnologia (SCCT) da Escola Técnica Estadual República, em Quintino. A edição 2021 da SCCT ocorreu de forma online, por meio de lives no YouTube, e foi realizada em comemoração aos 25 anos da ETER, contando com a colaboração do setor pedagógico, alunos, egressos, professores e inspetores.

No primeiro dia de evento (24/11), os alunos do “Projeto Jovens Talentos”, da FAPERJ/CEMEF-ETER, apresentaram seu trabalho de pesquisa que é uma cronologia sobre a Faetec. Os criadores desse esquema foram os alunos dos cursos Técnicos em Eletrônica e Redes de Computadores: Cristian Rodrigues, Guilherme Ferreira, Marcos Gabriel e Melissa Filgueiras.

O desenvolvimento do trabalho foi totalmente de forma remota, devido à pandemia. Os alunos fizeram um resumo da história da Faetec, abrangendo todas as instituições presentes no campus Quintino.

O segundo dia de evento (25/11) começou com a palestra “Os Caminhos da TI: Graduação”, ministrada por Walter Saldanha Pereira Filho, que é egresso do curso Técnico em Informática da ETER. Atualmente, Walter é Técnico em Tecnologia da Informação concursado pela UFRJ, e graduando de Sistemas de Informação pela Unirio. O principal tópico da preleção foram as diversas carreiras possíveis englobadas pela área da computação.

No mesmo dia, uma segunda parte da programação começou com uma poesia sendo recitada pelo Professor Luis Morais e a aluna Thayná Cordeiro, que é a editora do jornal “A Voz do República”. Luis é o idealizador deste projeto, no qual participam alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio. Durante a apresentação destinada à equipe do Jornal, foi promovida uma conversa em torno do tema “pronome neutro”.

O último dia de atividades (26/11) teve início com a palestra "Estudante de sucesso: como dar o primeiro passo no mercado de trabalho?", conferida pelo ex-aluno do curso Técnico em Informática da ETER, Guilherme José. O jovem é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atua como desenvolvedor. Ele falou sobre sua trajetória e carreira, dando dicas para estudantes sobre o mercado de trabalho.

Encerrando a XIX Semana da Cultura, Ciência e Tecnologia da ETER, foram apresentados os projetos  premiados da Faetec Quintino; como “Alunos Multiplicadores”, vencedor do prêmio Paulo Freire 2019 e o “Infernum Digital”, vencedor da FECTI 2020.

Para representar o “Infernum Digital”, estavam presentes na live os integrantes Erick Gonçalves e Pedro Henrique do Amaral, além do professor Emmanuel Fraga, orientador da proposta. Eles dialogaram sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo, que é uma adaptação para o mundo dos games da obra “A Divina Comédia” do autor Dante Alighieri.

Logo após, foi a vez de Cristian Rodrigues e Guilherme Ferreira introduzirem o debate sobre “Alunos Multiplicadores”, onde o objetivo do projeto é fazer com que alunos que tenham dificuldades em determinadas disciplinas aprendam o conteúdo com o auxílio dos estudantes que possuem facilidade nas mesmas. “A essência de ser um multiplicador é querer ajudar ao próximo”, conclui Guilherme.