Alunos do quinto ano da unidade República aprendem história em trajes de época

Os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Técnica Estadual República, em Quintino, tiveram uma aula de história diferente e criativa. A professora Dra, Patrícia Amaral elaborou, como projeto trimestral de história, um “convescote republicano”, um piquenique com os alunos vestidos em trajes de época.

A ideia era ensinar aos alunos sobre o início da República no Brasil, abordando também a história da Faetec e do bairro de Quintino. “Apresentei para eles a Proclamação da República. A partir do fato histórico, expliquei o nome da escola (que é centenária), a história do espaço (Complexo de Quintino) e todo o contexto onde ela está inserida. A história do bairro e, claro, de Quintino Bocaiúva que foi um jornalista republicano”.

A professora contou que durante seu mestrado e doutorado fez pesquisas e trabalhos sobre a história da Faetec, “desde a Fazenda da Bica, passando pela Funabem, CEI até a FAETEC”. Ela declarou ainda que sempre quis transmitir o conhecimento adquirido ao longo dos anos de pesquisas para seus alunos, e que eles adoraram a nova forma de aprender.

“De fato, compraram a ideia de fazer uma viagem ao século XIX. Todos compareceram e se esmeraram, dentro das suas possibilidades, nos figurinos de época. Rimos muito do resultado”, pontuou a docente.