Alunos do quinto ano da unidade República aprendem história em trajes de época

  • Imprimir

Os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Técnica Estadual República, em Quintino, tiveram uma aula de história diferente e criativa. A professora Dra, Patrícia Amaral elaborou, como projeto trimestral de história, um “convescote republicano”, um piquenique com os alunos vestidos em trajes de época.

A ideia era ensinar aos alunos sobre o início da República no Brasil, abordando também a história da Faetec e do bairro de Quintino. “Apresentei para eles a Proclamação da República. A partir do fato histórico, expliquei o nome da escola (que é centenária), a história do espaço (Complexo de Quintino) e todo o contexto onde ela está inserida. A história do bairro e, claro, de Quintino Bocaiúva que foi um jornalista republicano”.

A professora contou que durante seu mestrado e doutorado fez pesquisas e trabalhos sobre a história da Faetec, “desde a Fazenda da Bica, passando pela Funabem, CEI até a FAETEC”. Ela declarou ainda que sempre quis transmitir o conhecimento adquirido ao longo dos anos de pesquisas para seus alunos, e que eles adoraram a nova forma de aprender.

“De fato, compraram a ideia de fazer uma viagem ao século XIX. Todos compareceram e se esmeraram, dentro das suas possibilidades, nos figurinos de época. Rimos muito do resultado”, pontuou a docente.