Unidade da Faetec oferece cursos profissionalizantes adaptados para alunos com deficiência intelectual

As aulas em cursos profissionalizantes adaptados no Centro de Apoio Especializado à Educação Profissional (CAEP) - Favo de Mel estão acontecendo com toda força neste ano de 2022. A unidade educacional pertence à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Os cursos visam qualificar os alunos da instituição que possuem deficiência intelectual para adentrarem ao mercado de trabalho, fazendo uso de diversas formas de aprendizagem e atendendo a necessidade de cada estudante.

Atualmente, dois cursos estão em andamento: um é de “Contínuo”, no qual os alunos aprendem as práticas de auxiliar de escritório e reprografia; e o outro é de “Serviços Gerais”, que aproveita para ir um pouco além das atividades habituais, ensinando também habilidades de jardinagem.

O presidente da Faetec, João Carrilho, declara sobre a importância da inclusão laboral de todos os estudantes da Favo de Mel: “O respeito à pessoa, independente de possuir deficiência, é fundamental. É gratificante saber que estamos proporcionando formas de autonomia para alunos de diferentes idades e condições. O objetivo sempre será colocar nossos estudantes para realizarem seus desejos e sonhos dentro da sociedade”.

Dia Internacional da Síndrome de Down

Como forma de celebrar o dia dedicado à reflexão sobre as diferentes possibilidades que pessoas com a Síndrome de Down possuem, a escola exibiu diversos vídeos sobre o tema. O intuito foi fazer um bate-papo com os alunos atendidos, visando discutir o desenvolvimento de suas potencialidades e mostrar referências de apoio para realização de seus sonhos.

Para a professora Adriana Reis, a importância de sonhar significa se sentir capaz de poder desejar. “Muitas vezes isso é retirado deles. Isso não é uma coisa explicita, mas as pessoas fazem as escolhas por eles. Sonhar é fazer planos para o futuro, na medida em que você planeja o seu futuro, pensa na autonomia e no autogerenciamento”, declara a docente.

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado no dia 21 de março por conta da alusão que a data (21/3) faz com a presença de três cópias do 21º cromossomo.