Alunos da Faeterj Três Rios Visitam Fábrica de Carrocerias da Mercedes-Benz em Juiz de Fora


Grupo de estudantes que pertence ao curso de Logística, teve a oportunidade de acompanhar todo o processo que envolve a produção das carrocerias da montadoram

 

Estudantes do curso superior de Tecnologia em Logística da Faeterj Três Rios, vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) tiveram a oportunidade de conhecer de perto a linha de produção de carrocerias de caminhões da Mercedes-Benz, localizada em Juiz de Fora. A visita técnica, que durou cerca de três horas, proporcionou aos alunos uma visão prática dos conceitos estudados em sala de aula. Durante a visita, os alunos das turmas do 1º ao 3º semestre, puderam observar as diferentes etapas da produção, desde a construção e montagem das carrocerias, que é altamente robotizada, até a parte de pintura.


“Foi uma experiência muito interessante, principalmente para mim, que comecei o curso de Logística este ano. Esta sempre foi uma área que me interessou, mas é difícil encontrar cursos presenciais, tanto que comecei a iniciar um processo de EAD, mas não deu certo. Descobri o curso da Faetec por meio do Instagram, sou de Miguel Pereira, mas vim morar em Paraíba do Sul e, quando soube do vestibular, não pensei duas vezes e vejo que minha escolha foi a melhor”, diz Igor Machado dos Santos, que está no primeiro semestre.


A fábrica em Juiz de Fora é responsável pela produção de todas as carrocerias dos caminhões Mercedes-Benz que, posteriormente serão enviadas para São José dos Campos, onde recebem a caçamba e outras partes específicas conforme o modelo do caminhão. De acordo com informações fornecidas pelos engenheiros da planta, os caminhões são altamente customizados, tornando raro a produção de modelos idênticos. A personalização depende de diversos fatores, como o tamanho do motor e o número de válvulas, o que contribui para a complexidade do processo.
Professor do curso, Júlio Alvarenga foi o responsável por organizar e orientar os alunos durante a visita. Segundo ele, a aula in loco proporciona um conhecimento maior aos alunos que, logo após a visita, puderam colocar em prática o que foi aprendido.


“Já praticamos este tipo de vivência algumas vezes, sempre com alunos de logística. Neste formato, a gente não suspende as aulas, ou seja, após a visita, nós retornamos para a sala de aula e conseguimos trazer exemplos daquilo que foi vivido e que está vivo na memória de cada um. Assim, nós unimos a teoria e a prática, o que certamente, faz toda a diferença na formação deste profissional.


A tecnologia empregada na fábrica é de nível mundial, com uma produção eficiente e de alta qualidade. Cada carcaça de caminhão leva de 6 a 8 horas para ser produzida, desde o início da fabricação até a etapa de pintura. Além de enriquecer o conhecimento teórico, a visita permitiu que os alunos pudessem vivenciar, na prática, como funciona uma planta fabril moderna. Muitos deles nunca tinham visitado uma fábrica antes, e a experiência foi descrita como extremamente valiosa e esclarecedora.