Escola de Saúde promove atividades para celebrar Semana da Enfermagem
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 27 Maio 2024 17:10
Teatro, exposição de trabalhos e palestra sobre empreendedorismo na enfermagem foram os destaques
Exaltando a semana de 12 a 16 de maio, em que se celebra a Enfermagem, a Escola Técnica Estadual de Saúde Herbert José de Souza, instituição que faz parte da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), preparou programação especial para este ano. Após um período que contemplou uma ampla reforma no espaço, os alunos dos cursos Técnico em Enfermagem e Especialização em Enfermagem do Trabalho retomaram as atividades típicas do período, aproveitando para mostrar parte de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos estudantes na preparação para o mercado de trabalho.
“Todos os anos, nós separamos um dia inteiro de atividades abertas dentro da escola, para celebrar a Semana da Enfermagem. Procuramos trabalhar o tema do ano, alinhados ao calendário da Associação Brasileira de Enfermagem que, desta vez, escolheu como pano de fundo para suas atividades o tema “Rompendo Bolhas”. Dentro deste espectro, trabalhamos a ansiedade física e emocional, mostrando tratamentos como a musicoterapia entre outras terapias que envolvem a ludicidade”, diz Vanja Helena Guedes, diretora da escola.
Entre as atividades realizadas no primeiro evento pós pandemia e reforma da escola, a mostra dos trabalhos realizados no estágio do Capes Nize da Silveira, oficinas de jogos lúdicos e teatro chamaram atenção. Além disto, uma palestra realizada por Adi Souza, ex-aluno da Faetec, também contagiou os futuros profissionais da saúde que puderam perceber a amplitude de oportunidades que o mercado oferece. No encontro com os futuros colegas, o agora empresário contou um pouco de sua trajetória, incentivando os estudantes a buscarem soluções que vão além do atendimento e dos plantões.
“Concluí o curso em 2014 e comecei na rotina dos plantões. A partir dali fui estudando e me aperfeiçoando até que comecei a empreender no segmento. Hoje, dou consultoria na área de curativos e feridas, além de ter também me especializado no segmento de cuidadores de idosos e é muito gratificante para mim voltar à escola, depois de quase dez anos, para contar uma história de vitória. A gente precisa mostrar as possibilidades, impactá-los e abrir esse horizonte porque a Faetec tem uma equipe multidisciplinar de excelência, que a gente não vê em outros lugares”, diz o profissional.
Para Vanja, exemplos como o de Adi, incentivam ainda mais os alunos em buscar uma formação pautada na disciplina e dedicação.
“Nós procuramos sempre trazer alguns ex-alunos que hoje estão no mercado para mostrar que há oportunidades para quem se dedica. Estamos organizando um mural da fama, com esses profissionais preparados pela Faetec, a fim de que eles possam ser um incentivo a mais na caminhada desses jovens”, diz a diretora.