Faetec oferece curso gratuito de Caldeireiro e história de superação de 1ª aluna se destaca

Cursos de Qualificação Profissional são pontos de partida para a mudança de vida de muitos jovens e adultos. Com inscrições abertas nas unidades para Aproveitamento de Vagas Remanescentes entre os dias 24 a 26 de julho, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) possui diversos alunos que ultrapassam obstáculos ao adquirirem uma formação profissionalizante. Essa é a história da aluna que, aos 47 anos, venceu a depressão e se tornou a primeira mulher a se matricular no curso de Caldeireiro da Faetec Quintino.

Superação é uma palavra que está presente em diversos momentos da vida de Cristiane da Silva Guilherme. Mãe de seis filhos e avó de nove netos, ela já passou e venceu a depressão e situação de rua, com ajuda de terapia e projetos sociais. Hoje, a moradora de Costa Barros, na Zona Norte do Rio, se apaixonou pela construção civil e se destaca entre os alunos do curso profissionalizante da Faetec.

“Eu amo Construção Civil, é minha área. Durante esses quatro meses, eu já aprendi muito. Quando eu fiz a pá, fiquei muito feliz, foi meu primeiro trabalho no curso. Tudo que fiz aqui será meu mostruário para um futuro emprego. A gente olha e pensa: nossa, como sou valorizada e privilegiada por estar aqui na Caldeiraria, eu sou a única mulher e os alunos e professores me respeitam. Me senti exclusiva”, comemora Cristiane.

Durante a formação profissionalizante, os alunos aprendem a confeccionar, reparar e instalar peças e elementos diversos em chapas de metal e a trabalharem com barras perfiladas de materiais ferrosos e não ferrosos, construindo peças como pás, portas e janelas. O curso está disponível na Faetec Quintino, na Zona Norte do Rio e na Faetec Campos - Unidade Solda, em Campos dos Goytacazes.

Para quem tenha interesse em fazer o curso, basta procurar uma das duas unidades da Rede Faetec, e consultar as vagas disponíveis. As inscrições para Aproveitamento de Vagas Remanescentes nos cursos de Qualificação Profissional começam no dia 24 de julho e vão até o dia 26 do mesmo mês. As aulas estão previstas para iniciarem no dia 29 de julho.

“A história de Cristiane é um exemplo inspirador de determinação e superação. Na Faetec, estamos comprometidos em oferecer oportunidades para todos os cidadãos que, assim como Cristiane, desejam desenvolver seu potencial profissional e transformar suas vidas” afirmou a presidente da Faetec, Caroline Alves.

O professor do curso, Adilson Teodoro da Cunha se orgulha de ter Cristiane como aluna, destacando sua dedicação e esforço.

“Ela está se saindo bem, não é um curso fácil. A pessoa precisa saber soldar para criar peças para a indústria. Ela já está entendendo o que é caldeiraria, já fez algumas maquetes, um chapéu chinês, protótipo de um portão pequeno e uma pá. Ela é muito esforçada e está sendo a pioneira nesse curso de Caldeireiro. Precisamos destacar que todas as mulheres podem participar desse curso. O campo é bem amplo, é um serviço importante, pois o aluno fabrica suas próprias obras”, afirmou o professor.