Alunos da Faetec em Campos dos Goytacazes ganham prêmio em evento da USP


No último mês, a Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo, promoveu eventos sobre alimentos e agronegócio, proporcionando troca de experiências e conhecimento entre os participantes de diferentes estados. Entre eles, 26 alunos da Escola Técnica Estadual Agrícola Antônio Sarlo, unidade vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que apresentaram cinco projetos com soluções inovadoras para questões relacionadas ao agronegócio.

O grupo de alunos marcou presença na 14ª edição do Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócios (EMAA), que ofereceu uma série de workshops, painéis de discussão, sessões de networking e palestras ministradas por profissionais renomados da área. Simultaneamente, aconteceu a 7ª edição do Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios (COMA), que promoveu a exposição de trabalhos dos participantes para o público e uma comissão avaliadora. Os eventos aconteceram na USP, em Piracicaba, São Paulo.

A professora da ETEAAS, Michele Gabriel Camilo, também esteve presente e comentou a importância da participação da escola nestes eventos, que contemplou alunos do Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação.

“O evento foi de grande importância para o aprendizado e networking dos alunos, foi a primeira vez que apresentaram um trabalho fora da escola. Os alunos foram muito elogiados pelos avaliadores por sua postura e apresentação muito clara sobre os trabalhos, o que nos mostra como a escola está fazendo um trabalho impecável na formação dos nossos alunos”, ressaltou a docente.

Divididos em cinco grupos, os alunos do curso Técnico em Agropecuária da ETE Antônio Sarlo apresentaram estratégias de marketplace, aplicativos para contratação e qualificação de colaboradores rurais, entre outras propostas. O projeto intitulado “Aplicativo Connect Honey: Facilitando o manejo do apiário”, conquistou o 2º lugar na avaliação da banca.

Desenvolvido pelos futuros Técnicos em Agropecuária, Arthur do Nascimento Oliveira; Ester Gomes; Júlia Belamirno; Sophia Alves; Wenderson da Conceição; e Samuel Gama; o Connect Honey é um aplicativo que trabalha em conjunto com uma caixa de abelha modificada que funciona com um sistema GPS. A caixa conta ainda com uma balança, possibilitando que o apicultor veja o peso dos quadros de mel e, dessa forma, saiba a hora certa de fazer a coleta do mel para evitar o manejo desnecessário e o estresse das abelhas.

O protótipo da ideia foi apresentada pelo Samuel Gama, representando o grupo. O aluno recebeu uma menção honrosa, ganhou troféu e uma viagem de uma semana para a Europa, onde vai realizar visitas técnicas em organizações e empresas do setor, podendo escolher entre Itália, Portugal, França e Espanha. Além disso, o trabalho dos alunos será publicado no portal e no boletim do Grupo MarkEsalq, grupo de extensão em marketing e gestão da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).

O único estudante do Ensino Médio a ser premiado, o aluno do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, Samuel Gama, pretende seguir os caminhos na área e fazer duas faculdades, uma de Zootecnia e outra de Veterinária. Bastante feliz por ter ficado em segundo lugar com o projeto, Samuel conta um pouco da experiência e participação nos eventos.

“Foi um sentimento que eu não consigo nem explicar, foi uma sensação única de felicidade de ter apresentado o projeto e de ser premiado também. Todos nós do grupo ficamos felizes demais. Sobre a viagem internacional, eu nunca viajei para fora do país. Estou muito contente, ainda não decidi qual o país irei, mas, estou pensando em ir para a Espanha”, revelou o aluno.

Projetos da ETE Agrícola Antônio Sarlo

Além do “Aplicativo Connect Honey: Facilitando o manejo do apiário”, os alunos da ETE Agrícola Antônio Sarlo concorreram com outros quatro projetos durante a 7ª edição do Congresso de Marketing em Alimentos e Agronegócios (COMA), sendo eles:

 

  • Aplicativo AGRODICE: Estratégia de Marketplace Agro. Trabalho desenvolvido pelos alunos Layza Madama Martins, Kevyn Fernandes, Joelson Lucas, Matheus Rodrigues e Ana Vitória. Foi apresentado pela aluna Layza Madama Martins.

  • Áquavives: conceitos de cultivo hidropônico, piscicultura e avicultura. Trabalho desenvolvido pelos alunos Arthur do Nascimento Oliveira, Júlia Belarmino, Wenderson da Conceição, Samuel Gama, Sophia Alves e Ester Gomes. Foi apresentado pelo aluno Arthur do Nascimento Oliveira.

  • Aplicativo Help Agro: Facilitando a contratação e qualificação de colaboradores rurais. Trabalho desenvolvido pelos alunos Fernanda Nogueira, Lorrana Beliene, Lorena Beliene e Marlon Maycon. Foi apresentado pela aluna Fernanda Nogueira.

  • Repelente natural à base de plantas medicinais. Trabalho desenvolvido pelos alunos Gabriella Azevedo, Layza Madama, Eduarda Azevedo, Matheus Rodrigues, Nikelli Alves e Pedro Henrique. Apresentado pela aluna Gabriella Azevedo.