ETE João Luiz do Nascimento promove vivência em celebração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebradono último mês, a Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento (ETEJLN) organizou uma vivência prática com estudantes de seus cursos técnicos. A data visa conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em igualdade de condições.

Com esse objetivo, a equipe do Atendimento Educacional Especializado, em colaboração com a equipe pedagógica e os professores da unidade, planejou uma série de atividades para os alunos no dia 19 de setembro, abordando o tema "Capacitismo". A vivência foi conduzida pelos profissionais Ricardo Prates, cadeirante e ativista da inclusão, e José Salomão Dantas, especialista em inclusão de alunos com deficiência visual e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ambos compartilharam suas experiências e explicaram a dinâmica da vivência aos participantes.

"Essa vivência é uma grande oportunidade para promover uma cultura inclusiva dentro da comunidade escolar, pois muitas vezes faltam informações. Proporcionar essas experiências contribui para a superação dos desafios na inclusão dos alunos com deficiência e/ou transtornos que estudam em nossos cursos técnicos. Vale lembrar que nada melhor do que a própria pessoa com deficiência para refletir junto com os alunos sobre seus desafios e conquistas, como diz a frase: 'Nada sobre nós, sem nós!'", ressalta a professora de Educação Especial, Daniela da Conceição.

Durante a atividade, os estudantes foram convidados a tirar os sapatos e se movimentar pelo espaço ao som de diferentes ritmos musicais, seguindo comandos dados por Ricardo Prates. Eles enfrentaram desafios como andar em um pé só, alcançar o céu na ponta dos pés e variar a velocidade de seus movimentos. Em pequenos grupos, os alunos deveriam encontrar, entre jornais espalhados pelo chão, palavras relacionadas ao conceito de "capacitismo".

Arthur Messias, aluno do 3º ano do curso de Administração e atendido pela Sala de Recursos Multifuncionais, também participou da vivência e comentou: “Gostei bastante da experiência e achei interessante ouvir dos palestrantes que devemos valorizar as habilidades das pessoas com deficiência, e não apenas focar na deficiência ou transtorno.”

A vivência contribuiu para a valorização da diversidade e para o fortalecimento do acolhimento de pessoas com deficiência na escola. Atualmente, a ETE João Luiz do Nascimento conta com 13 alunos com deficiência matriculados em seus quatro cursos técnicos, todos atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado.