Profissionais da Faetec participam de treinamento para atualizar procedimentos e rotina da secretaria escolar

Sexta edição do Encontro de Secretários Escolares aconteceu no auditório da presidência, em Quintino, reunindo servidores e colaboradores de diferentes unidades da rede

A necessidade de estarem cada vez mais atualizados com os procedimentos que envolvem a rotina da secretaria das unidades foi tema para a sexta edição do Encontro de Secretários e Inspetores Escolares da Faetec. O evento, uma prática da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Técnica da rede, reuniu profissionais que atuam diariamente nas práticas escolares de inspeção e documentação dos alunos, uma tarefa que exige atualização frequente em virtude da diversidade de cursos que a instituição, vinculada à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, oferece, de forma gratuita em todos os municípios do Rio de Janeiro.

“Este evento é pensado para que haja uma maior interação, para que as práticas nas unidades sejam mais integradoras, não é só alinhar a questão burocrática, mas fomentar o pertencimento, alinhar as rotinas e procedimentos, tudo o que é preciso ser feito”, diz Elissandra de Lacere, da DDE.

Durante o Encontro, profissionais compartilharam vivências cotidianas e se atualizaram quanto a práticas importantes do ambiente escolar, especialmente no que se refere a certificação, relatórios e processos de equivalência de estudos para alunos estrangeiros, por exemplo. Tudo pensado no sentido da desburocratização do processo e na agilização da emissão da documentação para que os alunos possam ter, cada vez mais rapidez no serviço.

O evento contou com a presença de Márcia Farinazzo, diretora de Desenvolvimento da Educação da Faetec, que aproveitou para enaltecer a qualidade do encontro.

“A Secretaria Escolar é o coração dos registros e da vida acadêmica do nosso aluno. Esse contato e muito importante para alinhar, melhorar a finalidade dos serviços, atualizar os processos na busca de uma melhor gestão e é para isso que a gente trabalha. São esses profissionais que estão na ponta que nos alimentam em relação à gestão e encontros como estes são imprescindíveis”, diz márcia.

Também presente ao encontro, Robson José dos Santos, da Diretoria de Articulação Institucional da Educação, tirou as principais dúvidas dos profissionais de inspeção e secretaria escolar, na condução dos processos.

Inspetor escolar há 20 anos, Marcos Paulo Ferreira, da ETE Visconde de Mauá, exaltou a iniciativa.

“Estes encontros são muito produtivos porque é a possibilidade que temos de estabelecer contatos e informações aos quais não temos muito acesso , como nos casos de concurso público por exemplo”, diz o profissional.